Topo

São Paulo

Após choque de líderes, Atlético tem tabela mais favorável que o São Paulo

Fernando Diniz e Jorge Sampaoli serão atrações dos times à beira do gramado - Rubens Chiri/São Paulo e Pedro Souza/Atlético-MG
Fernando Diniz e Jorge Sampaoli serão atrações dos times à beira do gramado Imagem: Rubens Chiri/São Paulo e Pedro Souza/Atlético-MG

Guilherme Piu e Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte e São Paulo

16/12/2020 04h00

O jogo entre São Paulo e Atlético-MG colocará líder e segundo colocado frente a frente neste importante momento da edição 2020 do Campeonato Brasileiro e deixa em alerta, principalmente, os demais integrantes do G-4, que estão com o 'secador ligado'. O encontro entre Tricolor (50 pontos) e o Galo (46), marcado para hoje (16), às 21h30, no Morumbi, pela 26ª rodada, dará um norte para a sequência da disputa, que ainda tem o Flamengo (terceiro colocado) e o Palmeiras (quarto) como grandes interessados.

Nesta noite, o São Paulo ou abrirá boa vantagem em relação aos adversários ou dará chance ao Atlético-MG de encostar mais na classificação. E a vitória para ambos os lados é importante pelos pontos, claro, mas também tendo em vista a sequência futura de jogos de cada um.

Comparando o caminho dos dois melhores colocados na classificação, o Galo, teoricamente, tem um trajeto menos tortuoso. E a explicação é simples, uma vez que a equipe de Jorge Sampaoli enfrentará nas próximas 12 rodadas apenas quatro times dos que estão entre os oito melhores da competição — Palmeiras, Grêmio, Fluminense e o Santos.

Já o São Paulo terá todo o G-8 pela frente até a última rodada, pois enfrenta, além dos clássicos com o Palmeiras e Santos, Flamengo, Internacional, Grêmio e o Fluminense.

Quando o comparativo se volta para a parte inferior da tabela, o Galo tem mais desesperados pelo caminho, visto que enfrentará do 15º ao 19º colocados na atualidade — Sport, Bahia, Vasco, Coritiba e Goiás. O Tricolor pega apenas o Coritiba (18º) e o Botafogo (20º).

Dos 12 jogos seguintes após o confronto de hoje, Atlético-MG e São Paulo farão, cada, seis jogos dentro e seis partidas fora de casa.

Próximos jogos do Atlético-MG

São Paulo (fora), Coritiba (casa), Santos (casa), Bragantino (fora), Atlético-GO (casa), Grêmio (fora), Vasco (fora), Fortaleza (casa), Goiás (fora), Fluminense (fora), Bahia (casa), Sport (fora) e Palmeiras (casa).

Próximos jogos do São Paulo

Atlético-MG (casa), Fluminense (fora), Bragantino (fora), Santos (casa), Athletico-PR (fora), Internacional (casa), Coritiba (casa), Atlético-GO (fora), Palmeiras (casa), Ceará (casa), Grêmio (fora), Botafogo (fora) e Flamengo (casa).

FICHA TÉCNICA:

SÃO PAULO x ATLÉTICO-MG

Motivo: 26ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 16 de dezembro de 2020 (quarta-feira)
Horário: às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa/GO) e Bruno Raphael Pires (Fifa/GO)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
Assistentes do VAR: Jefferson Ferreira de Moraes (GO) e Flávio Gomes Barroca (RN)

SÃO PAULO: Tiago Volpi; Juanfran, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Luan, Daniel Alves, Igor Gomes e Gabriel Sara; Pablo e Brenner. Técnico: Fernando Diniz.

ATLÉTICO-MG: Everson; Guga, Gabriel, Junior Alonso, Guilherme Arana; Allan, Alan Franco (Zaracho), Hyoran; Savarino, Vargas e Keno. Técnico: Jorge Sampaoli.

São Paulo