Topo

Cruzeiro

Da confusão à titularidade: Ramon ganha confiança de Felipão no Cruzeiro

Ramon engata sequência no time titular da Raposa e arranca elogios do técnico Luiz Felipe Scolari - Bruno Haddad/Cruzeiro
Ramon engata sequência no time titular da Raposa e arranca elogios do técnico Luiz Felipe Scolari Imagem: Bruno Haddad/Cruzeiro

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

15/12/2020 04h00

Ramon foi o responsável pelo gol no triunfo do Cruzeiro sobre o Vitória, em Salvador, na última sexta-feira (11), pela Série B do Campeonato Brasileiro. Atualmente, o jogador conta com a confiança do técnico Luiz Felipe Scolari, tanto que se firmou no time titular pela polivalência, uma vez que atua como zagueiro e volante. Mas seu início de trajetória no clube jamais deu indícios de que a história poderia ser vista como agora. O defensor, inclusive, será peça importante no confronto contra o CSA, hoje (15), às 21h30, no Independência.

Para atingir o status atual que tem na Toca II, Ramon precisou superar enorme desafio. Quando chegou ao centro de treinamento da Raposa no começo do ano, o defensor se viu no meio de um imbróglio. Caiu como uma surpresa a aparição do atleta no CT, já que o Conselho Gestor, grupo que administrava o Cruzeiro à época — substituindo o presidente deposto Wagner Pires de Sá —, não estava ciente que havia contrato entre as partes.

Problema resolvido e três treinadores depois — Adilson Batista, Enderson Moreira e Ney Franco —, Ramon é o único jogador de linha que atuou em todas as partidas sob comando de Felipão. O zagueiro emplacará sua 18ª participação como titular e o jogo de número 19 de forma consecutiva pelo Cruzeiro. Fato que arrancou enorme elogio do treinador.

"É um dos quartos zagueiros que melhor tem colocação, que tem tempo de bola, que tem uma noção de cobertura fantástica", comentou Felipão.

Os elogios deixaram o zagueiro muito animado com o reconhecimento, mas Ramon sabe que precisa seguir trabalhando.

"A gente fica feliz de escutar isso de um treinador que ganhou tudo dentro de campo, mas não podemos nos acomodar. A gente sabe que foi só um jogo, temos que trabalhar em todos os jogos (...) feliz pela sequência, acho que todo jogador pensa em ter uma sequência positiva. Claro que a gente trabalha para jogar sempre. Feliz pela confiança, não só do treinador, mas também dos atletas que jogam, da comissão técnica em geral. Isso deixa o jogador mais tranquilo para exercer a função dentro de campo", comentou.

Recentemente, Ramon renovou seu contrato até 2023 com o Cruzeiro, o que arrancou sorrisos do jogador e seus familiares, principalmente por toda a confusão que envolveu o zagueiro no início da temporada.

"Estou me sentindo orgulhoso, contente. Não só eu, mas todos que estão ao meu redor, meus amigos e minha família também ficaram felizes com a notícia. Pelo que passei no início do ano, de ter vindo e depois retornado para a minha cidade, tinha ficado um pouco triste. Mas, graças a Deus, pude retornar, jogar bem e ajudar o Cruzeiro. Fico feliz com a importância que eles me deram, principalmente com a confiança da diretoria. Agora é retribuir dentro de campo todo o esforço que fizeram e tentar dar alegria ao torcedor, além de ajudar o clube", disse no fim de novembro, quando teve seu vínculo ampliado.

FICHA TÉCNICA:

CRUZEIRO x CSA

Motivo: 29ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: 15 de dezembro de 2020 (terça-feira), às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Jean Márcio dos Santos (RN) e Vinícius Melo de Lima (RN)

CRUZEIRO: Fábio; Cáceres, Manoel, Ramon e Matheus Pereira; Jadson, Jadsom Silva e Filipe Machado; Airton, Rafael Sobis e William Pottker (Arthur Caíke). Técnico: Luiz Felipe Scolari

CSA: Matheus Mendes; Cedric, Rodolfo Filemon, Luciano Castan e Diego Renan; Geovane, Yago e Nádson; Rodrigo Pimpão, Rone e Pedro Lucas. Técnico: Mozart

Cruzeiro