Topo

Cruzeiro

Com lei do ex, Cruzeiro vence o Vitória e fica a seis pontos do G4

Ramon, ex-Vitória, celebra o gol da vitória do Cruzeiro marcado contra o seu ex-clube - Bruno Haddad/Cruzeiro
Ramon, ex-Vitória, celebra o gol da vitória do Cruzeiro marcado contra o seu ex-clube Imagem: Bruno Haddad/Cruzeiro

Do UOL, em Belo Horizonte

11/12/2020 23h23

O Cruzeiro voltou a vencer na Série B do Campeonato Brasileiro ao bater o Vitória, hoje (11), por 1 a 0, no estádio Barradão, pela 28ª rodada. O resultado deixou, pelo menos de forma provisória, o time de Luiz Felipe Scolari a seis pontos de diferença do G4 da competição. O gol da Raposa foi marcado pelo zagueiro Ramon, ex-jogador do Rubro-Negro baiano.

Agora o Cruzeiro, que tem 38 pontos, vai secar o Cuiabá, que tem 44 — mesma pontuação do CSA, o quarto colocado — para manter os seis pontos de distância para a zona de classificação à Série A. Se o Dourado vencer o Figueira, a diferença aumentará para nove.

A próxima partida do time celeste será contra o próprio CSA, no Independência, na terça-feira (15), às 21h30. Já o Vitória recebe o Juventude no mesmo dia e horário.

O jogo:

O Vitória teve mais volume no começo da partida, fez pressão e dificultava as investidas do Cruzeiro ao ataque. Apesar de ter mais posse de bola, o time baiano abusava das tentativas de fora da área pela forte marcação da Raposa, que não dava espaço em seu campo defensivo.

A partir dos 20 minutos o confronto ficou "mais igual" com o Vitória diminuindo a intensidade e o Cruzeiro arriscando mais pelas pontas, porém sem tanta volúpia.

Quase nos minutos finais o goleiro titular do Rubro-Negro, Ronaldo, sofreu uma lesão muscular e precisou deixar o campo. Coube ao garoto Yuri, do time sub-20 — pela ausência de companheiros que testaram positivo para covid-19 — entrar no jogo. E para azar dele logo no primeiro lance sofreu o gol sem sequer encostar na bola.

No segundo tempo a Raposa foi mais incisiva, ocupou mais o campo do adversário e acabou se beneficiando do nervosismo do time da casa, que acabou perdendo o volante Lucas Cândido, expulso aos 25 minutos por falta em Giovanni Piccolomo.

Com um homem a mais, o Cruzeiro foi melhor, superou o Vitória no volume do jogo e teve até chances de liquidar a partida, mas falhou nas tentativas ofensivas e ficou mesmo no 1 a 0.

Quem foi bem: Ramon

O zagueiro Ramon, que apresenta boa regularidade e se firmou como titular de Felipão, ajudou no setor defensivo e também no ataque. Ele fez valer a lei do ex e fez o gol do Cruzeiro contra o seu ex-clube, o Vitória.

Quem foi mal: Lucas Cândido

O volante deixou o Vitória com um jogador a menos ao ser expulso aos 25 minutos do segundo tempo, o que prejudicou sua equipe.

Cronologia do jogo

Aos 44 minutos do primeiro tempo, Machado cobrou escanteio e o zagueiro Ramon, posicionado no meio da área, nem precisou subir para cabecear e balançar as redes de Yuri: 0 a 1.

FICHA TÉCNICA:

VITÓRIA 0 x 1 CRUZEIRO

Motivo: 28ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Barradão, em Salvador (BA)
Data e horário: 11 de dezembro de 2020 (sexta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Douglas Schwengber da Silva (RS)
Assistente: Rafael da Silva Alves (Fifa/RS) e Maurício Coelho Silva Penna (RS)
Gol: Ramon (44' 1T)
Cartão amarelo: Lucas Cândido, Ramon, Gerson Magrão (VIT); Adriano (CRU)
Cartão vermelho: Lucas Cândido (VIT)

VITÓRIA: Ronaldo (Yuri); Van (Jonathan Bocão), Wallace, Maurício Ramos e Rafael Carioca; Fernando Neto (Caicedo), Matheus Frizzo, Lucas Cândido e Thiago Lopes (Ewandro); Vico (Gerson Magrão) e Léo Ceará. Técnico: Mazola Júnior

CRUZEIRO: Fábio; Cáceres, Manoel, Ramon e Matheus Pereira (Patrick Brey); Jadson, Adriano (Cacá) e Filipe Machado (Giovanni Piccolomo); Airton, Rafael Sobis (Marcelo Moreno) e Arthur Caíke (Welinton). Técnico: Luiz Felipe Scolari

Cruzeiro