Topo

Xadrez de Cuca x Renato: o que um lado espera do outro em Grêmio e Santos

Renato Gaúcho, do Grêmio, e Cuca, do Santos, duelam pela Libertadores - Lucas Uebel/Grêmio FBPA e Ivan Storti/Santos FC
Renato Gaúcho, do Grêmio, e Cuca, do Santos, duelam pela Libertadores Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA e Ivan Storti/Santos FC

Eder Traskini e Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre e Santos (SP)

09/12/2020 04h00

Santos e Grêmio são, ao lado do São Paulo, os times brasileiros que mais vezes levantaram a Copa Libertadores da América — são três títulos para cada. Ao olhar para o banco de reservas das duas equipes, não é diferente: o duelo entre Cuca e Renato Gaúcho, hoje (9), às 19h15, na Arena do Grêmio, põe frente a frente dois dos técnicos mais vencedores em atividade do Brasil.

Ambos já escreveram seus nomes no livro dos campeões da América e estão em busca de repetir a dose. Entre os principais títulos dos dois ainda é possível citar um Brasileirão para Cuca e duas Copas do Brasil para Renato. Um duelo entre dois técnicos tão vitoriosos tem tudo para ser tão estudado quanto uma partida de xadrez.

O Grêmio entende que o Santos é um time de transição e com dose de 'imprevisibilidade'. Especialmente com Marinho, que pode arriscar finalização constantemente de fora da área. Acompanhar o meia-atacante de perto é uma das missões prioritárias no duelo.

As presenças de Marinho e Soteldo devem influenciar nas missões dos laterais, tanto direito quanto esquerdo. Mesmo que a dupla santista não fique tão aberta pelos lados, a ideia é aumentar o número de jogadores para reforçar a defesa.

A ideia do Grêmio é acelerar o jogo a partir do meio-campo e no ataque a função de Pepê pode sofrer pequenas variações para gerar superioridade numérica em alguma zona específica.

Cuca vê o Grêmio forte no meio-campo e acredita que a partida na Arena terá o tal setor como fundamental para a vitória. Por isso, a tendência é que o treinador mude o Peixe e fortaleça o meio, que vem tendo apenas Alison e Diego Pituca como atletas de origem.

A estratégia utilizada nos últimos jogos, com Soteldo quase como um antigo camisa 10 só deve ser repetida — dependendo do andamento do duelo — na segunda etapa. Para deixar Soteldo mais livre para se deslocar, Cuca vinha escalando Lucas Braga pela ponta esquerda, auxiliando na marcação para que o venezuelano não precisasse acompanhar as descidas dos laterais rivais.

O Peixe tem algumas opções para a vaga de Lucas Braga, se assim as coisas se confirmarem: Jean Mota e Jobson são as principais delas. Jean foi titular contra a LDU em Quito (EQU) e é a opção mais 'ofensiva', sendo um meia de características de criação. Jobson, por outro lado, vem em baixa, mas já atuou de forma mais adiantada apesar de ser volante de origem.

FICHA TÉCNICA:

GRÊMIO x SANTOS
Competição:
Quartas de final da Copa Libertadores
Data e hora: 09/12/2020 (quarta-feira), às 19h15
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Juan Benítez (PAR)
Auxiliares: Eduardo Cardozo (PAR) e Milciades Saldivar (PAR)
VAR: Eber Aquino (PAR)

GRÊMIO: Vanderlei; Victor Ferraz (Orejuela), Geromel, Kannemann e Diogo Barbosa; Maicon, Matheus Henrique, Luiz Fernando, Jean Pyerre (Pinares) e Pepê; Diego Souza. Técnico: Renato Gaúcho

SANTOS: John; Pará, Laércio (Lucas Veríssimo), Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison, Diego Pituca e Jean Mota (Lucas Braga); Soteldo, Marinho e Kaio Jorge. Técnico: Cuca