Topo

Renato elogia Santos, diz que Marinho deveria ser expulso e critica Simon

Diego Vara - Pool/Getty Images
Imagem: Diego Vara - Pool/Getty Images

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

09/12/2020 22h35

Em uma resposta, Renato Gaúcho rendeu a manchete que aparece no topo da página. Logo depois do empate entre Grêmio e Santos, pelo placar de 1 a 1, o treinador elogiou a estratégia de Cuca no jogo de ida das quartas de final da Copa Libertadores. Criticou a arbitragem e disse que Marinho deveria ter sido expulso por entrada em Vanderlei. E ainda contestou Carlos Simon, ex-árbitro e comentarista dos canais Fox Sports, que não concordou com pênalti assinalado em favor do clube gaúcho nos acréscimos da partida.

Kaio Jorge abriu o placar e Diego Souza empatou nos acréscimos.

"Em primeiro lugar, a gente tem que dar os parabéns pelo trabalho do Cuca. E pela atuação do Santos. Fizeram uma grande partida, procuraram anular as jogadas fortes do Grêmio e é difícil. Antes do jogo falei que o futebol brasileiro estava muito bem representado. A gente sabia que ia ser jogo duro, pegado. Agora, Gustavo, queria falar ao teu colega aí do lado. Que eu respeito e admiro. Simon, se isso não é pênalti, as regras do futebol mudaram. Mudaram… No momento que um jogador, hoje foi do Santos e se for do Grêmio na minha área é pênalti também, mas no momento que você vê e fala que não foi pênalti… Você precisa repensar", disse Renato Portaluppi.

Durante a transmissão do jogo, Simon defendeu que não deveria ser marcado pênalti em favor do Grêmio. Mesmo depois de revisão da arbitragem na cabine do VAR.

"Teve dois lances que não vi você falar. Dois lances que deveriam ser revistos. A expulsão do Pinares e ele reviu. A imagem não mente… Quem pisa, foi sem querer e sem querer é falta também, é o jogador do Santos. Então, no momento que ele viu o erro o jogador do Santos deveria ser expulso. Ninguém vai me ensinar regras, eu vejo e sei. Às vezes tem leigo em casa e ouve vocês e acha que é aquilo. Muitas vezes é preciso um debate de vocês com quem entende de futebol para não acontecer isso. O outro lance não e nem o carrinho, mas a voadora do Marinho. Não pegou, mas não precisa pegar. É a intenção. Então não criem polêmica no pênalti, foi pênalti. No primeiro turno, o lance do Paulo Miranda foi pênalti. Compara, Simon. O que foi diferente? Esse negócio de ficar falando 'ah, foi árbitro e conheço as regras'. Vocês têm todo direito de falar, mas não tem ninguém para rebater. E muitos coleguinhas sabem que está errado e não falam. Se for pênalti contra o Grêmio, tem que dar. Como deram no primeiro turno lá na Vila Belmiro. Não gosto de falar de arbitragem, mas foram dois lances. Analisem bem… O pênalti foi legítimo. Tem que dar os parabéns ao Cuca, ao Santos. Nem sempre o Grêmio vai jogar bem, mas não significa que a gente jogou mal. Tem mais 90 minutos", completou o treinador do Grêmio.

Em outro trecho da entrevista, Renato disse que o Grêmio não fez jogo no nível recente. Mas não fez partida ruim. "É preciso dar méritos ao esquema que o Cuca montou. Se o Grêmio não foi tão bem e empatou, está vivíssimo. Quem pode te garantir que o Santos vai ter outra atuação como teve hoje? O jogo é pegado, disputado. O Santos tem sua força, o Grêmio tem sua força. Os treinadores estão aqui para buscar o melhor", declarou.