Topo

Palmeiras

Exclusiva: Zé Rafael elogia Abel e explica apelido de 'Trem' do Palmeiras

Zé Rafael comemora o gol do Palmeiras sobre o Delfín, na Copa Libertadores - Cesar Greco
Zé Rafael comemora o gol do Palmeiras sobre o Delfín, na Copa Libertadores Imagem: Cesar Greco

Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo

02/12/2020 04h00

Em sua segunda temporada, Zé Rafael considera estar vivendo o melhor momento pelo Palmeiras. O meio-campista cresceu atuando como volante e ganhou um apelido que tem se tornado uma marca nas redes sociais: "Trem". A brincadeira começou entre os jogadores diante da explosão do camisa 8 e ganhou também a torcida, com o uso frequente da hashtag "#ÉoTrem!".

"É uma brincadeira que surgiu pela minha força física, acho, até por estar jogando um pouco mais recuado agora, marcando bastante. Fico feliz com o carinho da torcida, com o apoio, e isso sem dúvidas é um combustível para todo o elenco no decorrer da temporada", celebrou o atleta ao UOL Esporte, antes de responder se esta é a melhor fase da carreira.

"Tive uma grande passagem pelo Bahia, também, com títulos. Mas sem dúvida é um momento especial para mim, provavelmente o melhor desde que cheguei ao Palmeiras. Tenho conseguido fazer bons jogos, consistentes e é para isso que trabalho sempre. Espero que possa seguir nesse caminho", acrescentou.

Zé teve bons momentos sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, mas tem sido um dos destaques na equipe que engrenou com Abel Ferreira. Hoje (2), às 19h15, o Verdão tenta garantir a classificação às quartas de final da Copa Copa Libertadores contra o Delfín (EQU) — com o 3 a 1 obtido fora de casa (inclusive com gol do camisa 8), pode até perder por 2 a 0 no Allianz Parque.

Ainda que seja destaque nesta boa fase alviverde, Zé Rafael tem jogado no sacrifício, já que sofreu um entorse no tornozelo direito há três semanas, mas seguiu atuando diante dos desfalques pelo surto de Covid-19 no elenco. A postura fez o comandante português citá-lo como um dos capitães do elenco e com potencial para a seleção brasileira.

"É um período complicado, com muitos desfalques e um jogo atrás do outro. É difícil ter a recuperação ideal, mas venho tratando em todo espaço de tempo livre que temos. O momento pedia que cada um buscasse essa superação e, graças a Deus, estou conseguindo ter um bom desempenho em campo", explicou.

Zé Rafael - Cesar Greco - Cesar Greco
Zé Rafael sofreu um entorse no tornozelo direito, mas continua jogando
Imagem: Cesar Greco

"Fiquei muito feliz pelas palavras do Abel. Seleção brasileira é o sonho de qualquer jogador, e que é resultado do seu trabalho no clube. Busco fazer o meu melhor no Palmeiras e, se um dia a oportunidade aparecer, estarei pronto e ficarei muito feliz", agradeceu.

No Brasil há exatos 30 dias, Abel Ferreira é citado pelo camisa 8 como uma parte importante no atual desempenho, especialmente pela postura no dia a dia.

"Ele é um excelente profissional e uma pessoa do mais alto nível. Um grande treinador que em pouco tempo já conseguiu implementar alguns pontos do seu trabalho no nosso elenco. A vontade que ele tem de sempre vencer e ter o rendimento em alto nível, sem dúvida, é um dos grandes combustíveis desse time", pontuou.

Grupo não se empolga com "chaves fáceis"

Caso elimine o Delfín, o Palmeiras enfrentará Libertad (PAR) ou Jorge Wilstermann (BOL) nas quartas de final — o time paraguaio venceu a ida por 3 a 1. Também semifinalista da Copa do Brasil, em que enfrentará o América-MG, o Verdão foi colocado como um time que teve "sorte" nas chaves de mata-mata. Zé Rafael discorda.

"Acho que nessas fases dos torneios não existe sorteio bom ou ruim. Todos os times que chegaram até aqui tiveram seus méritos e são qualificados para isso. Não tem mais fraco ou menos fraco. Entramos em campo sem pensar nisso e sempre focados na vitória, independente do adversário", disse.

Com a boa vantagem obtida na ida, o Palmeiras pode até perder para os equatorianos nesta noite, que mesmo assim passa de fase. O meio-campista, porém, considera que a equipe precisa entrar sem pensar no triunfo fora de casa. A concentração tem sido um dos pontos altos do Verdão neste bom momento.

"Sem dúvida é uma grande vantagem, mas temos que entrar na partida como se estivesse tudo zerado. Será mais um jogo difícil, como qualquer um de Libertadores, e temos que estar focados e preparados para buscar a vitória e essa classificação", analisou.

"A boa fase de um time é sempre um conjunto de fatores. No nosso caso, passa muito pela união do grupo, pela vontade que todos têm de marcar o nome na história do clube. Estamos passando por um período complicado, com muitos desfalques, e essa determinação de todo mundo está fazendo a diferença", encerrou.

FICHA TÉCNICA:

PALMEIRAS x DELFÍN (EQU)
Data: 2 de dezembro de 2020, quarta-feira
Horário: 19h15 (de Brasília)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Dário Herrera (ARG)
Assistentes: Juan P. Belatti (ARG) e Cristian Navarro (ARG)
VAR: Leodán González (URU)

PALMEIRAS: Weverton; Gabriel Menino, Luan, Gustavo Gómez e Viña; Patrick de Paula, Danilo (Raphael Veiga) e Zé Rafael; Lucas Lima, Gustavo Scarpa e Rony. Técnico: Abel Ferreira

DELFÍN: Banguera; Gonzáles, Cangá, León e Luzarraga; Ortíz, Vélez, Mera e Óscar Benítez; Rojas e Valencia. Técnico: Miguel Ángel Zahzú

Palmeiras