Topo

Autuori exalta "pequenas vitórias" do Athletico-PR em queda da Libertadores

Paulo Autuori cumprimenta Marcelo Gallardo antes de River Plate x Athletico - EFE/Juan Mabromata POOL
Paulo Autuori cumprimenta Marcelo Gallardo antes de River Plate x Athletico Imagem: EFE/Juan Mabromata POOL

Do UOL, em São Paulo

01/12/2020 22h23

Mesmo com a eliminação do Athletico-PR da Libertadores, sofrida após perder para o River Plate por 1 a 0, o técnico Paulo Autuori exaltou o desempenho de seus comandados na partida disputada hoje (1º) em Avellaneda e também na ida, quando o Furacão empatou em 1 a 1 em Curitiba. Para ele, apesar do revés frente a uma das equipes mais competitivas da América do Sul, seu time voltará para casa com algumas "pequenas vitórias" na bagagem.

"Nós sempre ficamos tristes quando não alcançamos os objetivos. Desde o sorteio, nós sabíamos da dificuldade que seria enfrentar o River, que se não é a mais, é uma das equipes mais competitivas da América do Sul. Depois as coisas se agravaram ainda mais, em função da covid, que nos impossibilitou de ter pelo menos 12 jogadores aqui hoje. Mas como eu disse após o jogo de ida: não há nada a lamentar. O orgulho é grande. Existem partidas em que você não ganha, mas dentro dela você tem pequenas vitórias. E hoje nós tivemos muitas pequenas vitórias, dentre as quais as atuações do Bento e do Halter, e dos jogadores mais experientes também, que demonstraram a coesão que existe nesse grupo com relação a um objetivo em comum", disse o treinador.

Autuori também falou sobre a atuação de gala protagonizada pelo goleiro Bento no estádio Libertadores da América. Vale lembrar que ele é [ou era] apenas o terceiro goleiro do Athletico, mas ganhou a titularidade após Santos e Jandrei se contaminarem com a covid-19.

"Eu o conheço desde 2016, na minha primeira passagem pelo Athletico-PR. Naquela altura, mesmo jovem, ele já demonstrava um tipo de personalidade que o treinador gosta, que é saber de sua qualidade, acreditar e ser competitivo. Ele teve agora um batismo que foi fundamental. Dois jogos de muito bom nível, contra o River, na Libertadores! Mas como treinador, eu não gosto de falar de um jogador, gosto de falar da equipe. Cada jogador tem sua parcela de importância, independentemente do tempo que tem no clube ou de sua idade", afirmou.

Com a eliminação na Libertadores, o Athletico-PR disputa agora apenas o Campeonato Brasileiro, competição na qual ocupa o 12º lugar, com 28 pontos. Autuori destacou que a prioridade no momento será recuperar os jogadores da dura maratona de jogos que o Furacão vem disputando, mas celebrou o fato de que terá, enfim, algum tempo para efetivamente treinar seus jogadores.

"Agora é concentrar todos os nossos esforços para o Campeonato Brasileiro, primeiro dando um tempo para recuperar os jogadores que vêm numa sequência de jogos muito grande e, depois, treinarmos alguma coisa, já que isso se tornou raridade no futebol brasileiro", concluiu, em tom de ironia.

O próximo compromisso do CAP será no sábado (5), quando a equipe viaja ao Rio de Janeiro para enfrentar o Fluminense, às 19h (de Brasília), pela 24ª rodada do Brasileirão.