Topo

Quem foi melhor, Maradona ou Pelé? Blogueiros do UOL se dividem na resposta

                                 Registro do dia em que Maradona e Pelé se conheceram pessoalmente, há 41 anos, no Rio de Janeiro.                              -                                 REPRODUÇÃO/INSTAGRAM @maradona
Registro do dia em que Maradona e Pelé se conheceram pessoalmente, há 41 anos, no Rio de Janeiro. Imagem: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM @maradona

Do UOL, em São Paulo (SP)

26/11/2020 04h00

Diego Armando Maradona morreu na manhã de ontem (25), aos 60 anos, após sofrer uma parada cardiorrespiratória. Ele estava em sua casa, em Tigre, cidade vizinha de Buenos Aires.

Durante a sua vida, o astro argentino procurou alimentar sua rivalidade com Pelé, no embate sobre quem teria sido o melhor jogador da história. Em alguns momentos, Maradona chegou a criticar o Atleta do Século, mas em outros, exaltava o craque brasileiro.

A partida do craque do Napoli e do Boca Juniors reacendeu a chama de quem foi o melhor jogador de toda história: "Pelé ou Maradona?". Ontem, em homenagem ao argentino, a Conmebol o classificou como 'o melhor da história' — o texto do órgão que rege o futebol sul-americano revoltou alguns internautas.

Os blogueiros do UOL Esporte foram questionados se: "Maradona merece ser tratado como o maior jogador de todos os tempos?". Confira as respostas:

"Merece pela personalidade ímpar e pelo que representa para o futebol e para os argentinos. Até porque "maior" ou "melhor" é questão de opinião que passa por todas as subjetividades." André Rocha.

Leia o blog do André Rocha.

"Maradona foi o maior que vi jogar (não, eu não vi Pelé jogar). Um ET com os pés, mas com todos os problemas emocionais que nós, humanos, podemos ter. Ele foi como Gardel, Perón... para os argentinos. Alguém que transcendeu as expectativas, não se limitando ao seu papel profissional. Ele tocou na alma e no coração do povo. Com uma mão, devolveu a autoestima perdida pelo povo argentino através das armas. Polêmico, quem sabe. Omisso, nunca. Só quem viveu ou pesquisou a história de Maradona sabe que a importância desse gênio vai muito além do futebol." Andrei Kampff.

Leia o blog do Andrei Kampff.

"Merece tudo, principalmente por quem não viu Pelé. E é inevitável que assim seja. Só que não. Pelé é o melhor." Juca Kfouri.

Leia o blog do Juca Kfouri.

"Todos têm o direito de escolher o melhor em qualquer área. Não é proibido considerar Maradona o maior jogador da história. Quem eventualmente discordar poderá apenas, discordar" Mauro Cezar.

Leia o blog do Mauro Cezar.

"Merece sim, embora eu considere Pelé melhor. Não é um absurdo pensar diferente" Menon.

Leia o blog do Menon.

"Não. Mas isso passa longe de ser demérito, já que ele perde apenas para Pelé. Infelizmente, Maradona desperdiçou uns 65% do enorme talento que Deus lhe deu com o seu modo de vida para lá de radical. Tivesse aproveitado em 100% o sem dom, ainda estaria atrás do Rei, mas com uma distância bem menor."Milton Neves.

Leia o blog do Milton Neves.

"Maradona não foi o melhor jogador do futebol de todos os tempos, mas merece sim as honras de maior da história, assim como Pelé, Messi, Cruyff e alguns outros integrantes do Olimpo da bola também merecem. Afinal, são esses caras que fizeram o futebol ser o que é. Reverências a eles nunca são o bastante" Rafael Reis.

Leia o do Rafael Reis.

O maior jogador de todos é Pelé. Para mim, Maradona foi o maior jogador argentino de todos os tempos. O que não é pouco, para um país que já teve craques como Di Stefano e Lionel Messi." Renato Maurício Prado.

Leia o blog do Renato Maurício Prado.

"A escolha de melhor de todos os tempos depende muito da cultura futebolística de quem faz a escolha. Pelé, Puskás, Maradona, Garrincha, Messi e Cristiano Ronaldo, por exemplo, podem brigar pelo título. A escolha vai depender de como quem escolhe viu, ouviu e leu futebol durante a vida inteira. Não há certo ou errado no jeito de se vivenciar futebol. Quem passou a adolescência vendo Messi e Cristiano Ronaldo jogando ao vivo na TV, provavelmente, votará num dos dois. Eu só vi um pouco de Pelé no Cosmos. Acompanhei Maradona no começo, no auge e no fim. Porém, minha cultura futebolística me ajudou a ter a convicção de que Pelé é o maior de todos os tempos. Com boa folga." Ricardo Perrone.

Leia o blog do Ricardo Perrone.

"Com a bola nos pés, pode sim ser considerado o melhor de todos os tempos. Tecnicamente acredito que foi até mais habilidoso que Pelé e Messi. Mas se pegarmos a carreira toda, Pelé é indiscutivelmente maior." Rodolfo Rodrigues.

Leia o blog do Rodolfo Rodrigues.

"Não. O maior jogador de todos os tempos é Pelé, mas isso em nada diminui o tamanho de Maradona. Talvez ele seja o maior ídolo oriundo do esporte para uma população. Sua personalidade e o que fez na Copa de 1986 vão além de um craque nos campos. Diego era a voz dos argentinos humildes, recuperou a autoestima do país após a Guerra das Malvinas, e sempre se posicionou de forma contrária às injustiças sociais não só de seu país. Tudo isso sem discurso pronto ou frases vazias. Era autêntico! E o povo sabe reconhecer isso." Rodrigo Coutinho.

Leia o blog do Rodrigo Coutinho.

Maradona foi provavelmente o jogador mais amado do futebol. E isso tem a ver tanto com a sua fantasia com a bola quanto com a forma que levou a vida. Foi responsável pelo momento mais brilhante de todas as Copas em 1986. E foi demasiado humano e expôs sua vida para todas as pessoas no planeta. Por isso, foi tão querido. A discussão sobre o maior de todos os tempos é antiga, arrastada e não faz sentido reavivá-la agora." Rodrigo Mattos.

Leia o blog do Rodrigo Mattos.