Topo

São Paulo

São Paulo tenta evitar novo vexame em 2020 e garantir vaga na Sul-Americana

São Paulo precisa de ao menos do empate contra o Binacional para se classificar à Copa Sul-Americana 2020 - Bruno Ulivieri/AGIF
São Paulo precisa de ao menos do empate contra o Binacional para se classificar à Copa Sul-Americana 2020 Imagem: Bruno Ulivieri/AGIF

Thiago Fernandes

Do UOL, em São Paulo

20/10/2020 04h00

Já eliminado na Libertadores, o São Paulo entra em campo na noite de hoje (20), às 21h30, para enfrentar o Binacional, pela sexta rodada do Grupo D do torneio. O time precisa apenas de um empate no Morumbi para garantir a vaga na Copa Sul-Americana e evitar mais um fiasco em 2020.

A equipe teve duas quedas na temporada. Os comandados de Fernando Diniz foram eliminados nas quartas de final do Campeonato Paulista para o Mirassol em pleno Morumbi e, com apenas quatro pontos em 15 disputados, não seguirão para a fase de mata-mata da Libertadores. LDU e River Plate avançam às oitavas de final.

No jogo de hoje, o São Paulo precisa de um empate para assegurar a terceira posição do Grupo D, o que leva o time para a disputa da Copa Sul-Americana. Com um ponto a mais que o Binacional, adversário desta noite, a equipe só fica fora do duelo em caso de revés.

Coincidentemente, o único time a perder para os peruanos na fase de grupos da Libertadores foi o São Paulo. Na ocasião, os paulistas foram derrotados por 2 a 1, de virada, fora de casa. O River Plate venceu os dois jogos contra o Binacional - 8 a 0, em Buenos Aires, e 6 a 0, no Peru. A LDU também triunfou nos dois compromissos - 1 a 0 longe de seus domínios e 4 a 0 em Quito.

Mesmo com a necessidade do resultado, o mais provável é que Fernando Diniz poupe alguns atletas por causa da maratona de jogos na temporada e visando a disputa das oitavas de final da Copa do Brasil, diante do Fortaleza, no próximo domingo (25), no Morumbi.

Parte financeira

A necessidade de classificação para a Sul-Americana não se restringe à necessidade de evitar um possível fiasco esportivo. Em crise financeira, o São Paulo vê a possibilidade de faturar mais na nova competição internacional.

Se ficar na terceira colocação do grupo e chegar à segunda fase da Copa Sul-Americana, o clube embolsará US$ 375 mil (cerca de R$ 2,1 milhões na cotação atual) como premiação.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO x BINACIONAL

Motivo: 6ª rodada do Grupo D da Libertadores 2020
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 20 de outubro de 2020 (teçrça-feira)
Horário: às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Facundo Tello (ARG)
Assistentes: Juan Belatti (ARG) e Pablo González (ARG)

São Paulo: Tiago Volpi; Tchê Tchê, Bruno Alves, Arboleda e Léo; Luan, Daniel Alves, Gabriel Sara e Igor Gomes; Vitor Bueno e Brenner. Técnico: Fernando Diniz.

Binacional: Raúl Fernández; Diego Angles, Ángel Pérez, John Fajardo e Jeickson Reyes; Camilo Mancilla, Yorkman Tello, Roque Guachire e Dahwling Leudo; Pablo Labrin e Sebastián Gularte. Técnico: Javier Arce.

São Paulo