Topo

Grêmio propõe menos dinheiro e quitação mais rápida para ficar com Orejuela

Colombiano está emprestado ao Grêmio até o final da temporada, mas clube quer antecipar compra - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Colombiano está emprestado ao Grêmio até o final da temporada, mas clube quer antecipar compra Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek e Guilherme Piu

Do UOL, em Porto Alegre e Belo Horizonte

20/10/2020 04h00

O Grêmio apresentou proposta oficial ao Cruzeiro para antecipar a compra dos direitos econômicos de Luis Orejuela. A oferta prevê valor menor que o estipulado em contrato, mas com quitação mais rápida. O argumento é aumentar o fluxo de caixa do clube mineiro, em apuros financeiros e dificuldades na Série B do Campeonato Brasileiro.

A oferta foi revelada pelo portal Super Esportes e confirmada ao UOL Esporte. O Grêmio acredita que a pedida do treinador Luiz Felipe Scolari, por salários em dia na Toca da Raposa, joga a favor do novo acordo.

O Grêmio propôs pagar cerca de 1,8 milhão de euros (equivalente a R$ 12 milhões na cotação atual) ao Cruzeiro em 12 parcelas. Em contrato, o clube gaúcho tem opção de compra de percentual por 3,5 milhões de euros (R$ 23 milhões no câmbio do dia) em 24 vezes.

Há, também, diferença no percentual. No contrato de empréstimo, o Grêmio tem preferência na aquisição de metade dos direitos. A oferta entregue aos dirigentes mineiros busca 45%.

Orejuela, contratado no início do ano, já disputou 22 partidas pelo Tricolor gaúcho e desbancou Victor Ferraz da condição de titular no time de Renato Gaúcho. Recentemente, vem sendo usado em sistema de rodízio de acordo com estratégia do jogo e adversário.

Oficialmente, o Cruzeiro nega ter recebido a oferta do Grêmio.

"Nação Azul, acompanhei aqui a notícia sobre o Orejuela: Isso não procede. E confirmei com um executivo do Grêmio que também não procede pelo lado deles. Temos jogo importante amanhã. Será a reestreia de Felipão com a nossa camisa. O trabalho continua!", escreveu Sérgio Santos Rodrigues, presidente do Cruzeiro, em postagem no Twitter.