Topo

Palmeiras

Cobrança forte: Luxa admite Palmeiras "buscando, tentando" e longe do ideal

Do UOL, em São Paulo

28/09/2020 04h00

A fase do Palmeiras não agrada. Nem à torcida e nem ao técnico Vanderlei Luxemburgo. Após empate por 1 a 1 contra o Flamengo no último domingo (27), o treinador mudou o tom e admitiu que o time está longe do ideal.

A cobrança vem logo depois de uma atuação frustrante da equipe. O Palmeiras teve dificuldades e sofreu diante de um adversário que entrou em campo completamente desfalcado após surto de Covid-19 — ao todo, o Flamengo tinha 19 jogadores infectados com o coronavírus, fora membros da comissão técnica, do departamento de futebol e dirigentes.

O desempenho foi um sinal de alerta para o time que, como o próprio Luxemburgo definiu, se prepara para "coisas mais difíceis" na sequência da temporada.

"Estamos buscando, tentando. Temos uma mescla de jogadores que estavam com aqui com jogadores jovens que estão entrando agora. Até você conseguir ajeitar tudo isso leva um pouco mais de tempo. Temos procurado trabalhar isso", disse.

"A gente está no caminho de encontrar esse equilíbrio na equipe. Vai começar a Copa do Brasil, tem a classificação na Libertadores na quarta [contra o Bolívar]... Daqui pra frente as coisas vão ficar mais difíceis", acrescentou.

A preocupação do treinador faz sentido. Perto de iniciar momentos decisivos, a falta de regularidade pode custar caro para a equipe. Vale lembrar que o Palmeiras ainda não confirmou vaga no mata-mata da Libertadores.

Nem mesmo a sequência de jogos sem derrota parece amenizar a cobrança. O Alviverde não perde há 18 jogos, é verdade, mas vem sendo muito cobrado pelo desempenho em campo. Nos últimos cinco compromissos, foram quatro empates e somente uma vitória.

"Temos que entender o que queremos, o que vamos fazer. A crítica procede, o time não está rendendo, mas os jogadores têm se empenhado para dar o melhor. A gente vai continuar trabalhando buscando fazer o melhor, mas as críticas quanto ao rendimento procedem, porque não estamos rendendo como o torcedor gostaria. Não tem o que reclamar disso aí, isso faz parte do futebol", destacou Luxa.

Com o empate no último domingo, o Palmeiras desperdiçou chance de seguir na cola do líder Atlético-MG no Campeonato Brasileiro. O Palmeiras é quarto colocado, com 19 pontos.

Agora, a equipe se concentra na Libertadores. O Palmeiras vai enfrentar o Bolívar, na quarta-feira (30), no Allianz Parque, e tem chance de confirmar classificação para a próxima fase do torneio.

Palmeiras