Topo

Palmeiras

Palmeiras revê algoz corintiano e pode igualar marca de 52 anos na Liberta

Jogadores do Palmeiras comemoram gol de Willian contra o Bolívar (BOL) em jogo da Copa Libertadores - David Mercado - Pool/Getty Images
Jogadores do Palmeiras comemoram gol de Willian contra o Bolívar (BOL) em jogo da Copa Libertadores Imagem: David Mercado - Pool/Getty Images

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

23/09/2020 04h00

O Palmeiras está perto de quebrar uma marca de 52 anos na Libertadores. Com 100% de aproveitamento nos três primeiros jogos, o time alviverde tem a chance hoje (23) de repetir o início da campanha da edição de 1968. O adversário será o Guaraní, que eliminou o Corinthians antes mesmo da fase de grupos. O duelo será no Defensores del Chaco, em Assunção, a partir das 21h30 (horário de Brasília).

Estável na competição que é prioridade na temporada, o Palmeiras conta ainda com o bom retrospecto fora da casa para igualar o feito. O time de Vanderlei Luxemburgo soma duas vitórias como visitante até aqui: bateu o Tigre por 2 a 0 na Argentina na estreia e o Bolívar por 2 a 1 em La Paz, na semana passada. No Allianz Parque, passou pelo Guaraní ao fazer 3 a 1 em partida disputada em março.

O Palmeiras disputa a Libertadores pela 20ª vez. Em 1968, na segunda participação, o clube conseguiu vencer as quatro primeiras partidas, em um grupo que tinha Náutico e os venezuelanos Portuguesa e Deportivo Galicia — venceu também a quinta e empatou a sexta. Naquela temporada, os palmeirenses chegaram à final, mas foram superados pelo Estudiantes, da Argentina.

Depois de 1968, os melhores inícios na Libertadores do clube aconteceram em 2001, 2006, 2017 e 2018, com três vitórias e um empate. Nem mesmo quando foi campeão, em 1999, a marca de 52 anos foi superada. Na edição em que levantou a taça, o Palmeiras teve um começo irregular, com duas vitórias, um empate e uma derrota. A classificação às oitavas só foi conquistada na rodada final.

Com nove pontos, o Palmeiras pode já conquistar a classificação à fase de mata-mata. Para isso, precisa vencer o Guaraní, uma vez que Bolívar e Tigre empataram ontem (22), na Argentina. O algoz corintiano é o segundo colocado da chave, com seis pontos.

Sem tanta tradição, o Guaraní conseguiu eliminar o Corinthians duas vezes em cinco anos. Em 2015, derrotou o time comandado por Tite nas duas partidas de oitavas de final. Na atual edição, bateu o time alvinegro por 1 a 0 no Paraguai e obteve a vaga ao perder por 2 a 1 na Neo Química Arena.

FICHA TÉCNICA:

GUARANÍ x PALMEIRAS

Data: 23 de setembro de 2020, quarta-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Competição: Libertadores (quarta rodada da fase de grupos)
Local: Defensores del Chaco, em Assunção (PAR)
Árbitro: Néstor Pitana (ARG)
Assistentes: Carlos Barreiro e Martín Soppi (ambos do URU)

GUARANÍ: Servio; Ramírez, Romaña, García, Benítez; Rodrigo Fernández, Redes, Morel, Merlini, Florentín; Domínguez (Fernando Fernández). Técnico: Gustavo Costas

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Felipe Melo, Gustavo Gómez e Matías Viña; Ramires, Gabriel Menino, Zé Rafael e Lucas Lima; Rony e Luiz Adriano. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Palmeiras