Topo

Artilheiro do Brasil, Nenê faz Flu vencer 91% dos jogos quando faz gol

Nenê comemora um de seus gols na partida entre Fluminense e Figueirense no Maracanã - Thiago Ribeiro/AGIF
Nenê comemora um de seus gols na partida entre Fluminense e Figueirense no Maracanã Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Do Uol, no Rio de Janeiro

14/09/2020 04h00

Os números acumulados por Nenê na temporada são espetaculares. Com 17 gols, por exemplo, ele é o maior artilheiro do país em 2020 levando em consideração todas as divisões. De nada adiantaria se seus tentos não terminassem em vitórias para o Fluminense. E é justamente isso o que tem acontecido.

Esses 17 gols foram marcados em 11 partidas. Melhor para o Tricolor, que faturou os três pontos em dez desses duelos. Isso representa um aproveitamento de 91% de chance de vitória toda vez que Nenê balança as redes.

O contrário também é verdadeiro. Quando Nenê não balança as redes, o Fluminense tem tido muita dificuldade para triunfar. O exemplo fica claro no período de seca do camisa 77, que não fazia gols há quatro jogos. Nesse recorte, o Tricolor teve apenas uma vitória (Vasco) e acumulou um empate e duas derrotas.

A importância de Nenê, portanto, fica escancarada. Tanto que ele foi e é o artilheiro do clube em todas as competições do Fluminense em 2020. No Carioca, marcou seis gols, um a mais que Evanílson e dois a menos que Gabigol, na liderança geral. No Brasileiro já são quatro, contra dois do centroavante, na segunda colocação, que trocou o Tricolor pelo Porto.

"Nenê tá bem, produzindo bem. Tá feliz, fazendo gols, nos ajudando, como todos os jogadores", avaliou Odair Hellmann, após os dois gols do jogador na vitória do Flu sobre o Corinthians por 2 a 1, pela décima rodada do Brasileirão 2020.

Na Copa do Brasil, o melhor dos cenários. Não só é o artilheiro do Fluminense como o geral da competição com seis gols. O único torneiro que que o camisa 77 não balançou as redes foi na Sul-Americana. Foram apenas dois jogos, um gol marcado por Evanílson e queda precoce na primeira fase.