Topo

Inter x Atlético-MG: Sampaoli aconselhou Coudet em chegada ao Brasil

Jorge Sampaoli, hoje no Atlético-MG, aconselhou o amigo Eduardo Coudet a acertar com o Internacional - Thiago Ribeiro/AGIF
Jorge Sampaoli, hoje no Atlético-MG, aconselhou o amigo Eduardo Coudet a acertar com o Internacional Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Marinho Saldanha e Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte e Porto Alegre

22/08/2020 04h00

O jogo entre Internacional e Atlético-MG, na noite de hoje (22), no Beira-Rio, coloca dois amigos para duelarem pela primeira vez em solo brasileiro. E se não fosse por um, o outro jamais teria se mudado para o país. Jorge Sampaoli foi quem aconselhou Eduardo Coudet na mudança ao Brasil.

Depois do convite dos gaúchos, o ex-treinador do Racing entrou em contato com então técnico do Santos para saber sobre uma possível mudança para o local. Com aval do atual compatriota, ele não teve dúvidas e aceitou a proposta.

"Temos uma relação muito próxima. Acho que não vou conseguir ser muito imparcial, porque é uma pessoa que tenho muito apreço, gosto muito. Ele tem uma trajetória em meu país [Argentina], um técnico vencedor. Eu o contei um pouco como é a história do Brasil para treinar equipes", revelou Jorge Sampaoli.

Eduardo Coudet escutou o amigo Jorge Sampaoli ao acertar com o Inter - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Eduardo Coudet escutou o amigo Jorge Sampaoli ao acertar com o Inter
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

O treinador do Inter manteve contato com o amigo para saber das condições de trabalho, de detalhes da temporada por aqui. Além dele, teve em D'Alessandro o informante que precisava sobre o país e especialmente o Colorado.

Não foi a primeira vez que Coudet reconheceu a relação com Sampaoli. Antes de deixar o Racing, o atual técnico do Galo era um dos cotados para ser o sucessor e o agora treinador do Inter ressaltou que seria muito bom para o clube a chegada dele.

"Sempre tivemos uma ótima relação. É um técnico que eu admiro, como profissional e pessoa. Temos uma ótima relação", falou em coletiva na ocasião.

Eduardo Coudet também não esconde a admiração por Jorge Sampaoli. Não apenas pelos conselhos recebidos na vinda ao Brasil, Chacho diz que tem inspiração no trabalho do adversário de hoje, no Beira-Rio.

"Vamos enfrentar um grande time com grandes jogadores e principalmente um grande treinador. A mim, pessoalmente, me ajudou muito, tenho uma grande relação com ele, me abriu portas para conversarmos e ter intercâmbio de coisas. Seguramente será um jogo muito difícil", disse Coudet.

Em campo, Coudet e Sampaoli montam seus times bem parecidos. Tanto Atlético-MG quanto Inter são voltados ao ataque e buscam o gol o tempo todo. Os dois adotam laterais ofensivos, gostam de vários jogadores em condições de conclusão, defesa jogando quase no campo do adversário e uma saída de bola qualificada.

Da mesma forma, a dupla argentina compartilha do perfil 'enérgico' fora de campo. Reclamam, gesticulam, gritam e investem no 'portunhol' para orientar brasileiros e estrangeiros ao mesmo tempo.

E tem dado certo. Inter e Atlético-MG não disputam apenas os três pontos no jogo da quinta rodada. Ambos almejam terminar a rodada, quem sabe, na liderança do campeonato.

FICHA TÉCNICA:

INTER x ATLÉTICO-MG

Motivo: 5ª rodada do Campeonato Brasileiro 2020
Local: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 22 de agosto de 2020 (sábado)
Horário: às 19h (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Daniel Lins Marques e Evandro de Melo Lima (ambos de SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)

INTER: Marcelo Lomba; Saravia, Zé Gabriel, Cuesta e Moisés; Lindoso (Musto), Edenilson, Boschilia e Patrick; Yuri Alberto (Peglow) e Galhardo. Técnico: Eduardo Coudet.

ATLÉTICO-MG: Rafael; Guga (Mariano), Alonso (Gabriel), Réver e Arana; Allan, Alan Franco e Hyoran; Marquinhos (Savarino), Keno e Marrony. Técnico: Jorge Sampaoli.