Topo

Por que Otero não deu liga com Sampaoli e Corinthians virou opção escolhida

Rómulo Otero deixa o Atlético-MG para assinar por empréstimo com o Corinthians no mercado da bola - Pedro Souza/Atlético-MG
Rómulo Otero deixa o Atlético-MG para assinar por empréstimo com o Corinthians no mercado da bola Imagem: Pedro Souza/Atlético-MG

Samir Carvalho e Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte e São Paulo

19/08/2020 04h00

Rómulo Otero deixou o Atlético-MG para se mudar para o Corinthians por empréstimo até o fim de junho de 2021. Avalizado por Tiago Nunes, o jogador não gozava do mesmo prestígio com Jorge Sampaoli. A saída do venezuelano da Cidade do Galo, inclusive, tem muito a ver com a sua relação com o argentino no cotidiano.

Inicialmente, o meio-campista era visto como um reserva de luxo pela comissão técnica de Jorge Sampaoli, o que deixou o jogador incomodado com a sua situação. O ex-camisa 7 do Galo esteve em campo por 41 minutos com o atual treinador, sempre como suplente. As duas únicas atuações ocorreram em jogos do Campeonato Mineiro 2020.

Otero voltaria a ter chances após a partida de volta da semifinal do Estadual, sua última aparição no banco de reservas. Entretanto, por divergências com o treinador, ficou fora de todos os compromissos do Brasileirão.

O problema interno e a predileção de Sampaoli na formação da equipe transformaram o venezuelano em um nome negociável no mercado da bola. Houve uma tentativa de levá-lo ao Athletico-PR, mas as conversas não avançaram. O Corinthians surgiu como interessado, mesmo que tivesse encerrado o ciclo de contratações em 2020.

Tiago Nunes precisa atualmente de um atacante de profundidade e que busque o "um contra um" e linha de fundo. Essa não é a característica de Otero. No entanto, o venezuelano surgiu como "oportunidade de mercado" e interessou o treinador por dois motivos.

Otero é especialista em "bola parada". Hoje, o Corinthians não tem um jogador que cause perigo nesta função. Luan é o responsável, mas pouco fez neste quesito até o momento. Além da qualidade em cobranças de escanteios e faltas, a versatilidade do ex-atleticano para reforçar o setor ofensivo "pesou" a favor para a contratação. O venezuelano pode atuar aberto pelos lados ou centralizado no meio-campo. Otero chega para brigar por posição com Luan, Mateus Vital, Ramiro e até Araos, primeira opção do setor no banco de reservas.

O próprio técnico confirma os motivos pelos quais pediu a contratação do jogador: "Eu não tenho a confirmação se foi efetivada, não foi passado oficialmente, até o momento não. Ele não é um jogador de velocidade, ele tem o chute como o seu maior atributo, a bola parada. Ele se caracteriza mais pela retenção e toques rápidos. Tem qualidades e atributos. Ele tem condição de figurar como meia avançado e meia ponta e dar mais corpo para nossa equipe", afirmou Tiago Nunes.

Ficha Técnica
Corinthians x Coritiba

Motivo: 4ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Data: 19/08/2020 (quarta-feira)
Horário: às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Jean Pierre Goncalves Lima - RS
Assistentes: Leirson Peng Martins e Lucio Beiersdorf Flor - RS
VAR: Anderson Daronco - FIFA - RS
Assistentes de VAR: Douglas Schwengber da Silva e Andre da Silva Bitencourt - RS

Corinthians
Cássio, Fagner (Michel), Gil, Danilo Avelar, Sidcley; Gabriel (Ederson), Cantillo, Ramiro, Luan, Mateus Vital (Everaldo ou Gustavo Mosquito); Jô.
Técnico: Tiago Nunes.

Coritiba
Wilson; Patrick Vieira, Rhodolfo, Sabino e William Matheus; Matheus Bueno, Matheus Galdezani e Yan Sasse; Neílton (Ruy), Robson e Igor Jesus.
Técnico: Eduardo Barroca.

Ficha técnica
Botafogo x Atlético-MG

Motivo: 4ª rodada do Campeonato Brasileiro 2020
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 19 de agosto de 2020 (quarta-feira)
Horário: às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (Fifa/SP)
Assistentes: Neuza Ines Back (Fifa/SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)
VAR: Marcio Henrique de Gois (SP)
Assistentes do VAR: Salim Fende Chavez (SP) e Fabricio Porfirio de Moura (SP)

Botafogo
Gatito Fernández; Barrandeguy, Marcelo, Kanu e Danilo Barcelos (Rafael Foster); Caio Alexandre, Honda, Bruno Nazário, Guikherme Santos e Luiz Henrique; Pedro Raul.
Técnico: Paulo Autuori.

Atlético-MG
Rafael; Guga, Réver, Alonso e Guilherme Arana; Allan, Alan Franco (Jair) e Hyoran; Keno, Marquinhos (Savarino) e Marrony.
Técnico: Jorge Sampaoli

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que informado anteriormente, o confronto entre Corinthians e Coritiba será hoje, 19 de agosto, e não de setembro. O erro foi corrigido.