Topo

Palmeiras

Palmeiras manifesta apoio a MP sobre direitos de transmissão do mandante

Maurício Galiotte afirmou que é a favor de que "iniciativa parta dos clubes e não de uma imposição legal" - Cesar Greco/Ag. Palmeiras
Maurício Galiotte afirmou que é a favor de que "iniciativa parta dos clubes e não de uma imposição legal" Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Do UOL, em São Paulo

03/07/2020 11h10Atualizada em 03/07/2020 12h40

O Palmeiras se manifestou de maneira favorável à MP (Medida Provisória) assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que beneficia os clubes mandantes na negociação de transmissões de jogos de futebol no país.

Há duas semanas, o presidente assinou uma MP que atinge diretamente a TV Globo, já que determina que a exibição das partidas passa a ser de responsabilidade apenas dos clubes mandantes, e não mais dos dois times envolvidos.

Dias depois, o Flamengo resolveu transmitir a partida contra o Boavista, pelo Campeonato Carioca, pelo seu canal oficial no YouTube.

A exibição da partida gerou uma revolta da emissora, que até então tinha exclusividade na transmissão do torneio. Ontem, a Globo informou que rompeu o contrato e que não vai mais exibir o restante do campeonato - na última quarta-feira (1), o empate do Botafogo contra a Portuguesa foi transmitido pela TV aberta.

Por meio de nota assinada pelo presidente Maurício Galiotte, o Palmeiras disse entender que é o "momento para uma discussão ampla sobre a legislação que rege o mercado de direitos de transmissão no país".

Leia a nota na íntegra:

1. Consideramos positiva a proposição da MP 984/2020 que determina que os direitos de imagem pertençam exclusivamente ao clube mandante.

2. Entendemos que é o momento para uma discussão ampla sobre a legislação que rege o mercado de direitos de transmissão no país, visando proporcionar a abertura de mercado, maior atratividade para potenciais investidores e consequente valorização do produto, com ganhos para o futebol brasileiro.

3. Apoiamos ainda a ideia de negociação conjunta pelos clubes de direitos individuais de transmissão e que tal iniciativa parta dos clubes e não de uma imposição legal.

4. Nessa mesma linha, o grupo dos clubes que possuem contrato com a Turner referente aos direitos de transmissão para a TV fechada, do qual o Palmeiras faz parte, está atuando no sentido de defender seus interesses perante a referida empresa de comunicação, os quais estão diretamente relacionados com os pontos elencados acima (investimentos e múltiplos competidores).

5. Na reunião com o Presidente da República e demais autoridades do Executivo e do Legislativo federais, tivemos a oportunidade de expor nosso posicionamento e preocupação com o atual cenário do futebol brasileiro e estamos convencidos de que encontramos ressonância para os nossos pleitos.

Maurício Galiotte
Presidente da Sociedade Esportiva Palmeiras

Palmeiras