PUBLICIDADE
Topo

Vasco anuncia jogo no YouTube após rescisão da Globo; Madureira se opõe

Fellipe Bastos e Cano comemoram gol do Vasco contra o Macaé - Thiago Ribeiro/Thiago Ribeiro/AGIF
Fellipe Bastos e Cano comemoram gol do Vasco contra o Macaé Imagem: Thiago Ribeiro/Thiago Ribeiro/AGIF

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/07/2020 18h48

Após passar a tarde consultando seu departamento jurídico, o Vasco decidiu por transmitir em seu canal no YouTube a partida contra o Madureira hoje (2), às 20h, em São Januário, pela quinta rodada da fase de grupos da Taça Rio, depois que a Globo rescindiu unilateralmente seu contrato de transmissão do Campeonato Carioca.

Em nota oficial, porém, o Tricolor Suburbano deixou claro que "não concorda com a transmissão das imagens da partida (...) por nenhuma outra TV sem uma expressa autorização da Globo afirmando que essa liberação não implicará no não pagamento da última cota do contrato de 2020".

Vasco entende que não há mais contrato em vigor

O entendimento dos advogados cruzmaltinos foi o de que não há mais um vínculo contratual entre as partes, o que permite o Vasco e os demais clubes a realizarem suas próprias transmissões.

Ciente da possibilidade de passar ao vivo o jogo, o clube correu para montar uma estrutura mesmo ainda sem o jurídico ter dado o sinal verde. Com a autorização, a Vasco TV já tinha tudo praticamente pronto.

"Não é fácil colocar de pé uma transmissão dessa com seis horas de antecedência. Tomamos conhecimento do rompimento do contrato e, até conversar com o jurídico, tomamos a decisão de transmitir às 14h. E aí para você colocar de pé toda a estrutura que o vascaíno merece, é um trabalho árduo. Gostaria de parabenizar a todos os envolvidos na Vasco TV", declarou o presidente Alexandre Campello, que também destacou: "É um momento marcante para nós".

A transmissão contará com narração do jornalista Sandro Grama e comentários de Carlos Gregório Júnior, que também é assessor de imprensa do departamento de futebol.

Ferj não recomenda

Mais cedo, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) já havia emitido uma nota oficial não recomendando a transmissão das partidas por parte dos clubes: "a FERJ apresentará a contra notificação e entende que os clubes signatários do contrato, no momento e mesmo como mandantes, não devem exercer o direito de transmitir suas partidas até posterior decisão".

Veja a íntegra da nota oficial do Madureira:

"O Madureira EC recebeu hoje, da detentora de direitos de transmissão do Campeonato Carioca, a notificação de rescisão de contrato, que tem vigência até 2024.

Como no mesmo documento a detentora informa que quitará os valores referentes ao Campeonato Carioca de 2020, o Clube, apesar de não ser mandante, não concorda com a transmissão das imagens da partida de hoje, entre Vasco e Madureira, por nenhuma outra TV sem uma expressa autorização da Globo afirmando que essa liberação não implicará no não pagamento da última cota do contrato de 2020".

Futebol