PUBLICIDADE
Topo

São Paulo

São Paulo resgata campanha de 2019 para protestar contra racismo

Campanha do São Paulo para o Dia da Consciência Negra de 2019 - Reprodução/Twitter
Campanha do São Paulo para o Dia da Consciência Negra de 2019 Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

01/06/2020 13h45

O São Paulo publicou um vídeo da campanha do Dia da Consciência Negra de 2019 em protesto contra o racismo. A ação do clube faz parte de várias manifestações após a morte de George Floyd, nos Estados Unidos.

Floyd morreu no mês passado em Minneapolis após ser sufocado por um policial branco que ignorou suas reclamações de não conseguir respirar. O ato deu início a uma série de protestos em várias cidades dos EUA e que também foram feitas em outros países.

Artistas, atletas, políticos e outras personalidades se manifestaram contra a morte de Floyd, o racismo e, em alguns casos, contra movimentos ultranacionalistas.

O primeiro vídeo relembra vários ídolos negros que defenderam a camisa são-paulina e, em um segundo vídeo, os jogadores Igor Gomes e Antony dizem que "não basta não ser racista, é preciso ser antirracista", frase da filósofa negra Angela Davis.

Rivais só em campo

Outros times do estado também manifestaram-se contra o crime de racismo. Entre eles estão o Santos e o Corinthians.

O time da Vila Belmiro usou as hastags #BlackLivesMatter e a tradução #VidasNegrasImportam e disse que é time de branco e de preto.

O Corinthians, um dos primeiros a se manifestar hoje pela manhã, também relembrou grandes ídolos negros que assinaram seus nomes na história do clube.

"Não seríamos Corinthians se não fossem os negros. Se não fôssemos negros. Alvinegros", diz a mensagem ilustrada com imagens de jogadores de diferentes épocas do clube, entre eles, Dida, Gil e Vagner Love. A mensagem continua: "Não seríamos Corinthians se a gente se calasse, se a gente aceitasse racismo e a injustiça. Não seríamos Corinthians se a gente não se indignasse com a violência e a desigualdade. (...) Basta. Não aceite".

Assista ao vídeo publicado no Instagram do time:

São Paulo