Topo

Messi leva a melhor em 1ª final contra CR7 e fatura Champions; reveja

Messi marca de cabeça na final da Champions em 2009 - Denis Doyle - UEFA/UEFA via Getty Images
Messi marca de cabeça na final da Champions em 2009 Imagem: Denis Doyle - UEFA/UEFA via Getty Images

Do UOL em São Paulo

27/05/2020 04h00

Em 27 de maio de 2009, o argentino Lionel Messi brilhou e ofuscou o atual campeão da época Manchester United ao vencer a final da Champions League. Em seu primeiro duelo com Cristiano Ronaldo uma decisão da Liga, Messi consagrou o Barcelona campeão e frustrou o cobiçado bicampeonato do craque português.

O Barcelona de Guardiola entrou em campo com: Víctor Valdés, Gerard Piqué, Carles Puyol, Sylvinho, Sergio Busquets, Xavi, Andrés Iniesta, Yaya Touré, Lionel Messi, Samuel Eto´o e Thierry Henry. Quem comandava o Manchester United era Alex Ferguson, que escalou: Edwin van der Sar, Rio Ferdinand, Nemanja Vidic, John O´Shea, Patrice Evra, Michael Carrick, Anderson, Ryan Giggs, Park Ji-sung, Wayne Rooney e Cristiano Ronaldo.

O confronto entre os melhores jogadores do futebol mundial começou melhor para o Manchester United, que tentava neutralizar o Barcelona, porém, aos 10 minutos do primeiro tempo, Samuel Eto'o abriu o placar no estádio Olímpico de Roma, que reunia em torno de 62 mil torcedores e iniciava a festa catalã.

Com a vantagem de 1 a 0, o time espanhol cresceu e se manteve superior em todo o primeiro tempo. Na volta para a segunda etapa, os Red Devils ensaiaram uma melhora, porém a noite era do Barcelona. Aos 25 minutos do segundo tempo, o maior craque do time, Lionel Messi, marcou de cabeça após um cruzamento certeiro de Xavi.

O gol de Messi decretou a vitória catalã, conquistando o terceiro título da Champions League para o Barcelona. Além do duelo dos clubes na partida, a conquista do título valia a inédita tríplice coroa para o Barcelona.