Topo

OPINIÃO

Blogueiros: qual dos 5 "injustiçados" de Ronaldo mais merecia Bola de Ouro?

Ronaldo, o Fenômeno, na cerimônia de premiação da Fifa - Claudio Villa/Getty Images
Ronaldo, o Fenômeno, na cerimônia de premiação da Fifa Imagem: Claudio Villa/Getty Images

Do UOL, em Santos (SP)

11/05/2020 11h35

Resumo da notícia

  • Ronaldo listou cinco jogadores que deveriam ter vencido Bola de Ouro
  • Os citados foram: Del Piero, Maldini, Totti, Raúl e Roberto Carlos
  • Qual deles mais merecia o prêmio? Blogueiros do UOL Esporte opinaram
  • Andrei: "Maldini. Sem dúvida, o melhor zagueiro do mundo nos anos 90"
  • Juca Kfouri: "São todos ótimos jogadores. Mas, melhores que os eleitos?"

Em uma live recente que contou com a participação do italiano Del Piero, ex-Juventus, Ronaldo Fenômeno apontou cinco jogadores que, na sua opinião, deveriam ter ganho a Bola de Ouro, mas nunca venceram. São eles: o próprio Del Piero, Maldini, Totti, Raúl e Roberto Carlos.

E você, concorda com a afirmação de Ronaldo? O tema é polêmico, e nós aproveitamos para convocar os blogueiros do UOL Esporte a opinarem também: Dentre os cinco, qual deles mais merecia ter conquistado o prêmio de melhor do mundo? Confira:

ANDRÉ ROCHA

Nenhum deles teve um ano mágico, nem foi o melhor da geração para ser tratado como injustiçado. Dos citados, o melhor foi Maldini.

Mas prêmio individual para zagueiro só o do Cannavaro em 2006, no "vácuo" da cabeçada de Zidane em Materazzi e da Copa ridícula de Ronaldinho depois de ser o melhor da temporada europeia.

Leia o blog do André Rocha.

ANDREI KAMPFF

Maldini. Sem dúvida, o melhor zagueiro do mundo nos anos 90. Unia uma técnica rara com vigor físico e leitura do jogo. Campeão europeu 5 vezes, italiano, sete. E como craque em todas essas conquistas. Acontece que o prêmio da FIFA olha muito mais pra quem faz gols, do que pra quem tenta evitá-los. Exceção o compatriota Cannavaro em 2006, que jogou bem menos que Maldini.

Leia o blog Lei em Campo.

JUCA KFOURI

São todos ótimos jogadores. Mas, melhores que os eleitos? Penso que não.

Leia o blog do Juca.

JULIO GOMES

De todos os citados por Ronaldo, quem realmente deveria ter conquistado a Bola de Ouro era Roberto Carlos, em 2002. Foi o próprio Ronaldo que "roubou" a conquista dele. Em 2002, Roberto Carlos foi campeão europeu com o Real Madrid, além de ter vencido a Copa em que Ronaldo se destacou - e por isso, apenas por isso, e não pela temporada, foi eleito.

Dos outros citados, acho que Raúl nunca foi o melhor jogador do mundo. Maldini está na lista dos cinco grandes defensores que vi jogar, mas talvez seu auge não tenha sido suficiente para ocupar o topo. Del Piero e Totti podem ter sido os melhores em algum momento de suas carreiras, mas nunca ao longo de uma temporada toda.

Leia o blog do Julio Gomes.

MARCEL RIZZO

Nenhum. Talvez o Maldini em 1995, quando perdeu para o Weah e porque zagueiros normalmente são colocados em segundo plano nesses prêmios (exceção foi Cannavaro em 2006 e só porque Zidane deu a cabeçada em Materazzi na final da Copa, senão o prêmio seria dele). Os demais foram ótimos jogadores em suas posições, mas não os melhores no geral mesmo nos anos em que brilharam.

Leia o blog do Marcel Rizzo.

MENON

Nenhum deles. Os que chegam mais perto são Maldini e Roberto Carlos. Mas são defensores e não devem mesmo vencer.

Leia o blog do Menon.

MILTON NEVES

Para mim, nenhum deles. Talvez o Roberto Carlos, mas batendo na trave. E o "pior melhor do mundo" foi o Modric do Real Madrid.

Leia o blog do Milton Neves.

PERRONE

Maldini. Dos citados por Ronaldo, é o que mais sobrou em sua posição.

Leia o blog do Perrone.

RAFAEL REIS

Todos os jogadores citados por Ronaldo foram brilhantes e tiveram carreiras das mais consistentes. Mas a todos faltou aquele ano mágico, aquele momento em que eles realmente jogaram mais do que qualquer outra pessoa do planeta. Por isso, falar que algum deles realmente merecia a Bola de Ouro seria um pouco de exagero.

Leia o blog do Rafael Reis.

RENATO MAURÍCIO PRADO

Ronaldo adora fazer uma demagogia. Nenhum dos citados foi eleito melhor do mundo porque sempre houve alguém melhor, enquanto estiveram em atividade. Não mereceram, portanto, e fim de papo.

Leia o blog do Renato Maurício Prado.