Topo

Mauro diz por que técnicos argentinos são melhores do que os brasileiros

Do UOL, em São Paulo

24/04/2020 15h41

O sucesso de técnicos na Argentina na Europa e a dificuldade de brasileiros comandarem equipes fora do país são temas do quadro "Fala Maurão", com Mauro Cezar, blogueiro do UOL Esporte. Para ele, a formação argentina é mais bem preparada que a brasileira. O quadro está disponível nos canais do UOL Esporte no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.

"Não é de hoje que você vê técnicos argentinos, chilenos, conseguindo destaque no cenário europeu e os brasileiros não conseguem. Qual a explicação para isso? Para mim, isso é muito claro: o futebol brasileiro ficou estagnado taticamente, tecnicamente durante um bom tempo, vivendo de uma vocação, de um jogo de rejeição a bola, resultadista, pragmático...", diz Mauro.

Em sua explicação, Mauro ressalta que poucos clubes brasileiros optaram por um sistema que propusesse o jogo nos últimos anos. Os raros exemplos seriam o Grêmio de 2017 e o Flamengo de 2019, ambos campeões da Libertadores.

"Poucos times brasileiros se propuseram nos últimos anos a sair com a bola dominada, a ter um repertório mais amplo, a fazer pressão no campo do adversário. E na Argentina existe uma escola de técnico, uma escola de formação, melhor. Acho que os técnicos argentinos, como a população argentina, têm um nível intelectual médio maior que o brasileiro. O país é menor, se investiu mais em educação nas décadas que antecederam o momento que estamos vivendo. Eles entendem o jogo melhor".