Topo

Há 23 anos, Zidane aparecia com golaço na semi da Liga dos Campeões; veja

Zinedine Zidane despontou como estrela mundial com a camisa da Juventus - Reprodução
Zinedine Zidane despontou como estrela mundial com a camisa da Juventus Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

23/04/2020 11h42

No dia 23 de abril de 1997, o francês Zinedine Zidane, então jogador da Juventus, fez um golaço contra o Ajax na semifinal da Liga dos Campeões, encerrando a goleada por 4 a 1. Em sua primeira temporada na equipe italiana, o astro começava a se destacar.

Comandada por Marcello Lippi, a Juventus entrou em campo com Angelo Peruzzi; Ciro Ferrara, Alessio Tacchinardi, Paolo Montero e Mark Iuliano; Didier Deschamps, Attilo Lombardo, Angelo de Livio e Zinedine Zidane; Alen Boksic e Christian Vieri. Do outro lado, Louis van Gaal escalou o Ajax com Edwin Van der Sar; Mario Melchiot, Danny Blind, Frank de Boer e Winston Bogarde; Richard Witschge, Arnold Scholten, Ronald de Boer e Marc Overmars; Tijjani Babangida e Jari Litmanen.

A partida, disputada no Estádio Delle Alpia, valia vaga na final da Liga dos Campeões. A Juventus havia vencido a ida por 2 a 1.

Lombardo e Vieri marcaram os primeiros gols da equipe italiana. Após o primeiro tempo, o Ajax voltou e ensaiou uma melhora, marcando com Melchiot. Mas não deu para os holandeses, Nicola Amoruso ampliou a vantagem, e Zidane fez o último da partida.

O francês recebeu um passe na entrada na área, carregou com calma, cortou para a esquerda, derrubando o goleiro e o marcador, e chutou para o fundo da rede, encerrando o triunfo. A Juventus perdeu a final daquele ano para o Borussia Dortmund por 3 a 1.