Topo

Presidente do Criciúma produzirá álcool para combate ao coronavírus

Jaime dal Farra, presidente do Criciúma, discursa - Everton Goulart/Criciúma
Jaime dal Farra, presidente do Criciúma, discursa Imagem: Everton Goulart/Criciúma

Eduardo Ohata

Colaboração para o UOL, de São Paulo

24/03/2020 04h00

Presidente do Criciúma, Jaime del Farra acertou com a Prefeitura local que a Resicolor, sua fábrica de tintas, disponibilizará 5 mil litros de álcool às autoridades do município para o combater a pandemia do novo coronavírus.

"Temos em estoque 5 mil litros de álcool puro [usado na produção de combustível, entre outros fins]. Vamos convertê-lo em álcool 70%, que, segundo a Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], pode ser utilizado na higienização de instalações", explicou Del Farra. "Esse álcool será utilizado nas 48 unidades de saúde da região e também em 200 outras entidades", completou.

A ideia da transformação e doação do álcool surgiu no fim de semana, quando o prefeito Clésio Salvaro e o secretário de saúde, Acélio Casagrande, visitaram o CT do clube, cujos 86 leitos foram aprovados como reserva técnica no caso de necessidade emergencial.

O primeiro lote, composto por 1.200 litros, será disponibilizado entre hoje (24) e amanhã (25). O álcool será encaminhado em lotes por questões ligadas à estocagem. "Estamos fazendo nossa parte nesse momento difícil", disse Del Farra.

Criciúma registrou até o último domingo (22) nove casos de coronavírus.

O Campeonato Catarinense, a exemplo dos outros Estaduais do país, foi paralisado, e não há previsão de retorno.

"Depois que a doença for controlada, ainda haverá discussões, porque será necessária uma nova pré-temporada de 15 dias para colocar o time em ordem", opinou o dirigente.