Topo

Por que jogo da Champions terá só um "torcedor-símbolo" na arquibancada

Estátua de Vicente Navarro, torcedor-símbolo do Valencia - UEFA Pool/Getty Images
Estátua de Vicente Navarro, torcedor-símbolo do Valencia Imagem: UEFA Pool/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

10/03/2020 17h01

O estádio Mestalla estará quase completamente vazio durante a partida entre Valencia e Atalanta, hoje (10), pelas oitavas de final da Liga dos Campeões. Por causa do coronavírus, o duelo será realizado com portões fechados. Apenas a cadeira número 164, da fileira 15 da tribuna central será ocupada.

É lá que fica a estátua em homenagem a Vicente Navarro. Torcedor-símbolo do Valencia, ele ficou cego em 1985, aos 54 anos. Mesmo assim, seguiu comparecendo ao Mestalla em todos os jogos do time, levando o filho para narrar os acontecimentos para ele.

"Vinha ao estádio com ele desde que tinha quatro anos. Quando ficou cego, continuamos indo juntos ao estádio e eu narrava a partida para ele", disse o filho Vicente, ao canal oficial do Valencia.

Navarro morreu em 2016. Três anos depois, o Valencia decidiu imortalizá-lo. Uma estátua de bronze foi construída no lugar da cadeira 164.

O Valencia enfrenta a Atalanta precisando tirar uma diferença de três gols, após a derrota por 4 a 1 no primeiro jogo.

Torcedores se reúnem do lado de fora

Torcedores do Valencia - UEFA Pool/Getty Images - UEFA Pool/Getty Images
Imagem: UEFA Pool/Getty Images

Se a intenção de ter portões fechados era evitar a aglomeração de pessoas, não funcionou perfeitamente bem. Contrariando o conselho das autoridades, torcedores do Valencia se reuniram às centenas do lado de fora do estádio Mestalla para tentar apoiar a equipe espanhola de alguma maneira. A torcida montou uma recepção ao ônibus do time, como faz normalmente nos jogos com portões abertos, e cantou bastante antes do apito inicial.