Topo

São Paulo

Com mais títulos no mundo, Dani Alves estreia na Libertadores pelo SPFC

Daniel Alves em ação pelo São Paulo - Bruno Ulivieri/AGIF
Daniel Alves em ação pelo São Paulo Imagem: Bruno Ulivieri/AGIF

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

04/03/2020 04h00

Dono do maior número de títulos na história do futebol (40), Daniel Alves não tem em seu currículo nem sequer uma partida pela Copa Libertadores. Tal lacuna será fechada amanhã (5), quando o camisa 10 entrar em campo para defender o São Paulo contra o Binacional, do Peru, em Juliaca. Com três taças da Liga dos Campeões na sua galeria, o astro está confirmado entre os titulares na equipe de Fernando Diniz.

Em boa fase e com sua liderança natural, ele assumiu o comando do time e tenta passar um pouco de sua experiência internacional para os colegas. Apesar de não ter jogado ainda no torneio continental, ele já atuou em 18 cidades fora do Brasil. No total, foram confrontos em nove países na América do Sul (veja lista abaixo).

O fato de Juliaca estar a quase 4 mil metros acima do nível do mar também não preocupa o jogador de 36 anos. O hoje meio campista também disputou duas partidas em La Paz, na Bolívia, que está cerca de 3,6 mil metros acima do nível do mar. Nestas ocasiões, ele defendeu a seleção brasileira por 90 minutos, em 2009 e 2017.

Até mesmo por exercer essa liderança perante os colegas, o camisa 10 tem conversado bastante com os companheiros e discursado nas preleções. Na vitória sobre a Ponte Preta, no último fim de semana, pelo Campeonato Paulista, ele chegou a falar sobre a importância de o Tricolor paulista se impor.

"A gente tem que ser uma equipe acostumada a ganhar. Ter obsessão de ganhar, porque é para isso que trabalhamos. Não para ganhar hoje e perder amanhã. Não, não, não... Essa não é a equipe do São Paulo. Essa não é uma equipe campeã. É começar a criar esse costume de que aqui só vale vitória", bradou Daniel Alves.

Técnico também é novato

Não é só Daniel Alves que vai participar pela primeira vez da Copa Libertadores. Fernando Diniz jamais treinou uma equipe que disputava a principal competição entre clubes do continente. No entanto, ele cumpre suspensão amanhã porque o Fluminense, então comandado por Diniz, excedeu dois minutos dos 15 previstos para retornar ao campo no intervalo do jogo com o Peñarol, no ano passado, pela Copa Sul-Americana.

Por isso, o auxiliar Márcio Araújo será o responsável por dirigir o São Paulo em Juliaca. Para tentar minimizar os efeitos da altitude, a delegação viaja hoje para Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, e vai para o Peru apenas no dia do confronto.

Cidades em que Daniel Alves já jogou em outros países da América do Sul

Puerto Ordaz (Venezuela) - Copa América
Maturín (Venezuela) - Copa América
Puerto La Cruz (Venezuela) - Copa América
Maracaibo (Venezuela) - Copa América
Quito (Equador) - Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010
Montevidéu (Uruguai) - Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010
Rosário (Argentina) - Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010
La Paz (Bolívia) - Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010
La Plata (Argentina) - Copa América
Córdoba (Argentina) - Copa América
Temuco (Chile) - Copa América
Santiago (Chile) - Copa América
Concepcion (Chile) - Copa América
Buenos Aires (Argentina) - Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018
Assunção (Paraguai) - Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018,
Mérida (Venezuela) - Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018
Lima (Peru) - Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018
Barranquilla (Colômbia) - Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018

Quer assistir aos melhores jogos da Libertadores ao vivo? Experimente o FOX Sports pelo pelo UOL Esporte Clube!

São Paulo