Topo

Palmeiras

Sem "camisa 10" titular, Luxa tenta fazer meio do Palmeiras funcionar

Vanderlei Luxemburgo conversa com Lucas Lima durante treino do Palmeiras - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Vanderlei Luxemburgo conversa com Lucas Lima durante treino do Palmeiras Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

03/03/2020 04h00

Vanderlei Luxemburgo tem o desafio de fazer o meio-campo do Palmeiras funcionar ofensivamente. Sem conseguir firmar com um camisa 10 titular, o treinador estuda a possibilidade até de centralizar Dudu.

O primeiro teste foi feito no segundo tempo da partida contra o Santos, no último sábado (1), no Pacaembu. O treinador gostou da velocidade que o quarteto escalado deu ao ataque, apesar de o time ter ficado no 0 a 0. Na ocasião, os escolhidos foram Dudu, Gabriel Veron, Rony e Willian.

O técnico imagina que o quarteto ainda precisa de mais treinos para conseguir entrosamento e pensa até em outra possibilidade, com a saída de Veron para a entrada de Luiz Adriano escalado como referência.

Assim, Dudu jogaria recuado, revezando entre ser um camisa 10 típico e um falso 9, com Rony e Willian abertos em cada ponta. O técnico já fez até alerta público aos árbitros destacando que sua equipe será rápida e dará trabalho aos bandeirinhas.

Tudo porque Raphael Veiga, Lucas Lima e Gustavo Scarpa ainda não convenceram o comandante que podem ser titulares absolutos. Eles são as principais opções que o elenco oferece para a posição de camisa 10.

Raphael Veiga, por exemplo, estava em uma lista de negociáveis e tinha uma série de propostas para ser vendido na virada de ano, mas ficou a pedido do treinador. Ele teve, inclusive, uma renovação de contrato avaliada como justa para um jogador que seria usado com mais frequência.

Lucas Lima começou o ano como o favorito do treinador, mas foi perdendo espaço. Ele não joga 90 minutos desde o dia 8 de fevereiro, há quase um mês. Já Gustavo Scarpa não conseguiu sequência até aqui e só tem 76 minutos jogados divididos em duas partidas em 2020. A última vez que ele esteve em campo foi no dia 2 de fevereiro.

Dos garotos promovidos, Alanzinho é a opção que teria as características para atuar como camisa 10, mas ele ainda não entrou em campo em uma partida oficial em 2020.

A comissão técnica ainda busca o entrosamento ideal da dupla que dará suporte ao meia central. Zé Rafael e Bruno Henrique estão sendo testados, mas Patrick de Paula também é cogitado para a função. Ramires corre por fora por uma nova chance após se recuperar de lesão.

Palmeiras