Topo

Atlético-MG encontra dificuldade e empata com o Coimbra no Independência

Lance da partida entre Coimbra e Atlético-MG, pelo Campeonato Mineiro - Fernando Moreno/AGIF
Lance da partida entre Coimbra e Atlético-MG, pelo Campeonato Mineiro Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

29/01/2020 23h25

O Atlético-MG não saiu de um empate por 0 a 0 com o Coimbra na noite de hoje, pela terceira rodada do Campeonato Mineiro 2020. Com muita dificuldade no setor ofensivo, a equipe de Rafael Dudamel pouco criou no estádio Independência.

O Galo ocupa a primeira posição do torneio estadual, com sete pontos conquistados, mesmo número da URT, na vice-liderança. A equipe, porém, supera o adversário por causa do saldo de gols.

O Atlético volta a entrar em campo no domingo (2), diante do Tombense, pela quarta rodada do Mineiro. O jogo será na Arena Independência novamente.

O melhor: Diogo Giacomini

O jogo não foi tecnicamente tão bom. No entanto, do ponto de vista tático, foi possível diagnosticar o bom trabalho de Diogo Giacomini à frente do Coimbra. O técnico soube armar uma equipe fechada e que levou perigo ao gol de Michael. O mandante do confronto impediu que o Galo tivesse oportunidades claras de marcar no estádio Independência.

O pior: Allan

Com característica mais defensiva, tem sido escalado como jogador de criação. Nos dois primeiros jogos, a sua nova função surtiu efeito. No jogo de hoje, contudo, ele não foi tão eficiente. Preso na marcação do Coimbra, pouco criou no setor ofensivo e cometeu muitas faltas ao tentar recompor no meio de campo. Deixou o gramado para a vaga de Bruninho pela falta de criação de jogadas. Foi substituído por Marquinhos.

Dudamel fica preso à formação inicial e insiste em esquema sem criação

Rafael Dudamel fez a sua terceira partida pelo Atlético na noite de hoje e já apresentou uma falha. Convicto de que o esquema com três volantes é a melhor opção, demorou a mudar a forma de atuar da equipe. Ele colocou Bruninho, meia-atacante de origem, na vaga do volante Allan somente aos 25 minutos da etapa final. O Galo ficou apenas 20 minutos com um time mais ofensivo em campo.

Coimbra aposta em contra-ataques, mas falha na pontaria

Fechado no campo de defesa, sobretudo no segundo tempo, o Coimbra adotou uma estratégia de procurar lances de velocidade. O time de Diogo Giacomini apostou na rapidez do trio formado por João Vitor, Thalis e Bruno Rocha. E foi a velocidade do setor ofensivo que levou preocupação à defesa do Galo. O trio, no entanto, falhou nas finalizações, principalmente de longa distância. Os chutes não foram o suficiente para estufar a rede de Michael.

Com três volantes, Atlético-MG tem dificuldade na criação

O Atlético-MG apresentou muita dificuldade para chegar ao ataque na noite de hoje. Mais uma vez com três volantes no meio de campo, o time de Rafael Dudamel não conseguiu levar tanto perigo à meta adversária e encontrou complicações na ligação entre o meio e o setor ofensivo, que ficou restrito à Franco Di Santo. Allan e Jair tiveram atuações apagadas no meio-campo e pouco acrescentaram à equipe visitante no Independência. A falta de criatividade da dupla influenciou também nos pontas Edinho e Hyoran.

Ficha técnica
Coimbra x Atlético-MG

Motivo: 3ª rodada do Campeonato Mineiro 2020
Local: Independência, em Belo Horizonte
Data: 29 de janeiro de 2020 (quarta-feira)
Horário: às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Marco Aurélio Fazekas
Assistentes: Fernanda Nadrea Gomes Antunes e Magno Arantes Lira

Cartão amarelo: Zé Welison, Jair (Atlético-MG)

Coimbra
Glaycon; Alex Silva, Breno, Carciano e Lucas Hipólito; Thomás, Gustavo Crecci e Paranhos; João Vitor (Kauê), Thalis (Allan Dias) e Bruno Rocha (Daniel Penha).
Técnico: Diogo Giacomini.

Atlético-MG
Michael; Mailton, Gabriel, Réver e Fábio Santos; Zé Welison, Jair (Adriano) e Allan (Bruninho); Hyoran, Edinho (Marquinhos) e Franco Di Santo.
Técnico: Rafael Dudamel.