Topo

Palmeiras confia em 'sacadas' de Luxa para elenco ganhar versatilidade

Luxemburgo historicamente sempre descobriu jogadores na base e novas posições em campo para os atletas - MAURíCIO RUMMENS/AGÊNCIA O DIA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO
Luxemburgo historicamente sempre descobriu jogadores na base e novas posições em campo para os atletas Imagem: MAURíCIO RUMMENS/AGÊNCIA O DIA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo (SP)

03/01/2020 04h00

O Palmeiras, diferente dos últimos anos, está 'tímido' no mercado da bola até o momento. Por conta disso, o clube paulista confia em sacadas históricas e até recentes do técnico Vanderlei Luxemburgo para ganhar versatilidade no elenco e até encontrar reforços internos.

Além disso, a diretoria alviverde acredita que o retorno do treinador pode valorizar ainda mais as categorias de base do clube.

Os feitos recentes de Luxemburgo no Vasco, após dar projeção a Talles Magno e companhia, e a presença de Maurício Copertino, auxiliar experiente em base e que participou do projeto da CBF que valeu o ouro olímpico em 2016, empolgam os palmeirenses.

Talles Magno, aliás, resume bem a versatilidade de Luxemburgo. Além de 'prata-da-casa', o atacante emplacou no time principal ao ser deslocado para atuar do lado de campo, no ataque, após jogar como centroavante nas categorias de base do Vasco.

Luxa sempre se destacou na carreira por 'descobrir' posições de atletas. Ele foi o responsável por consolidar Ríncon como volante, depois de o colombiano jogar por muito tempo como meia-atacante. Como cabeça-de-área, brilhou com a camisa do Corinthians. Antes disso, ele já havia deslocado Mazinho da lateral para volante no Palmeiras. O jogador, inclusive, foi tetracampeão mundial com a seleção brasileira em 1994, jogando como meio-campista.

As sacadas antigas de Luxemburgo foram vistas no Vasco na temporada passada. Além de Talles, o treinador chegou a deslocar Raul da posição de volante para atuar aberto do lado direito, como um 'falso' ponta direita na reta final do Campeonato Brasileiro.

Vale lembrar que Luxemburgo, historicamente, costuma também dar novo impulso a jogadores encostados pelos seus antecessores em clubes que comandou em sua carreira.