Topo

Wijnaldum diz que 'Black Pete' encoraja racismo: "Não defendo essa cultura"

Jason Cairnduff/Reuters
Imagem: Jason Cairnduff/Reuters

Do UOL, em São Paulo

20/12/2019 11h21

Uma das estrelas do Liverpool, o holandês Georginio Wijnaldum falou à CNN sobre uma tradição que vem causando polêmica em seu país: o Black Pete.

Trata-se de um controverso personagem de Natal que consiste em um 'blackface' completo: uma peruca afro encaracolada, batom vermelho e brincos de ouro.

A caricatura é parte histórica das festividades de São Nicolau na Holanda - e cada vez mais atrai protestos pelo país por ser um "retrocesso".

Wijnaldum, quando era criança, associou o Black Pete ao fato de receber presentes, mas a tradição acabou se transformando em outro significado - segundo ele, encorajando o racismo.

"Quando você envelhece e as pessoas chamam você de 'Black Pete', você fica tipo: 'ei, espere, por que você está me chamando disso? Qual o sentido?'", desabafou ao veículo.

15.nov.2014 - Criança com o rosto pintado de preto participa das homenagens a São Nicolau, neste sábado (15), em Gouda (Holanda). De acordo com a tradição católica, Black Pete (Negro Pete) acompanhava o santo por suas andanças. A prática de homenagear o escudeiro de São Nicolau pintando o rosto é controversa e comumente acusada de ser racista - Bas Czerwinski/Efe - Bas Czerwinski/Efe
Criança com o rosto pintado de preto participa das homenagens a São Nicolau. A prática de homenagear o escudeiro de São Nicolau pintando o rosto é controversa e comumente acusada de ser racista
Imagem: Bas Czerwinski/Efe

O meio-campista, que está fora do Mundial de Clubes por lesão, criticou a suposta simbologia do movimento. "Eles sempre dizem que é uma festa para as crianças. As crianças só pensam nos presentes que recebem. Eles não sentem o que sentimos como uma pessoa negra. Eles não são abusados assim. Eu não defendo essa cultura".

Segundo a CNN, apesar das críticas, muitos holandeses defendem o personagem justificando que as características do personagem "representam apenas a fuligem das chaminés quando Black Pete desce para entregar presentes".