Topo

Yaya Touré não deixa filhos jogarem futebol por medo que sofram racismo

Yaya Touré discursa em evento de seu clube no futebol chinês, o Qingdao Huanghai - Visual China Group/Getty Images
Yaya Touré discursa em evento de seu clube no futebol chinês, o Qingdao Huanghai Imagem: Visual China Group/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

18/12/2019 18h08

Ídolo do Manchester City, o volante Yaya Touré revelou ter receio de deixar os filhos jogarem futebol por medo que sejam alvos de racismo.

"Meus filhos querem ser jogadores de futebol. E eu questiono a eles: 'Olha, podem não fazer isso?'. Mas preciso aceitar. Estou negando a eles o direito de jogarem bola por quê? Por causa desse tipo de coisa", disse o atleta em entrevista ao canal Omnisport.

O jogador marfinense, que atua na segunda divisão chinesa, disse que o assunto é delicado: "Eu fico emotivo em relação a isso porque racismo é algo que me machuca o tempo todo."

Questionado sobre os casos de racismo na Itália, ele disse que é necessário "ensinar" aos executivos responsáveis pelo Campeonato Italiano as melhores formas de lidar com o assunto.

"Eles vão continuar com isso. Já continuam. Você tem que entender. Há três meses eu estive em uma conferência e algumas pessoas da federação da Itália estavam ali falando sobre isso. Conversei com eles sobre o que fazer com o Lukaku ou com jogadores que não se sentem confortáveis. Acho que eles podem melhorar, mas você precisa ensinar a eles", contou.

Recentemente, a liga foi alvo de críticas pelo uso de um cartaz com macacos em campanha contra o racismo.

Crítico à realização da Copa do Mundo de 2022 no Qatar, principalmente por políticas excludentes em relação às mulheres, Yayá afirmou: "No futebol, para jogar você tem de aproveitar. Homens ou mulheres tem que jogar, aproveitar e ser quem são."

Ouça o podcast Posse de Bola, a mesa redonda do UOL sobre futebol, com Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira.
Mais podcasts do UOL no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas