Topo

Corinthians e Inter podem ter caminho de pedras desde a Pré-Libertadores

Corinthians e Internacional podem enfrentar rivais complicados na pré-Libertadores - Pedro H. Tesch/AGIF
Corinthians e Internacional podem enfrentar rivais complicados na pré-Libertadores Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

17/12/2019 04h00

Internacional e Corinthians conhecerão seu caminho até a fase de grupos da Libertadores na noite de hoje. O sorteio da competição será realizado às 20h30 (de Brasília), na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai. A partir de agora, o UOL Esporte vai te guiar com o que pode acontecer quando as bolinhas começarem a sair. E a sequência pode ser das mais complicadas para a dupla brasileira, que começa o torneio ainda nas fases preliminares.

O primeiro momento do sorteio terá seis equipes, divididas em dois potes. A distribuição leva em conta o ranking da Conmebol. O resultado desse primeiro sorteio leva a três confrontos que definirão três classificados para novos mata-matas. Não há brasileiros nem argentinos nesta etapa. Os times são: Barcelona-EQU, Guarani-PAR e Universitário-PER (pote 1) e Progresso-URU, Carabobo-VEN e o quarto representante da Bolívia ainda indefinido (pote 2). O trio que avançar entrará no pote quatro.

Em seguida, aparecem os dois brasileiros. Internacional e Corinthians são dois dos seis clubes que estão no pote 3. Podem pegar, na primeira eliminatória, qualquer um dos oito representantes do pote 4: Independiente de Medellín (Colômbia), Maracá (Equador), Cerro Largo (Uruguai), o representante número 3 da Bolívia, o representante número 4 do Chile (Universidad de Chile ou Unión Espanhola) ou um dos três vencedores da eliminatória anterior. Times do mesmo país não podem se enfrentar nesta fase.

Ou seja, logo de cara, os brasileiros podem ter um confronto complicado contra times tradicionais, como o colombiano Independiente de Medellín ou a chilena Universidad de Chile. O representante boliviano ainda pode ser o The Strongest ou o Nacional de Potosí, clubes em cidades onde a altitude sempre influencia nos jogos. Ainda pode aparecer no caminho o Barcelona de Guayaquil.

Avançando, gaúchos e paulistas partem para a última fase eliminatória antes da fase de grupos. Os adversários dependerão do chaveamento da fase anterior, definido em sorteio. Não há qualquer restrição de rival. Inter e Corinthians podem se enfrentar, ou encarar rivais conhecidos como Cerro Porteño, Tolima e Sporting Cristal.

Potes para o sorteio da Libertadores de 2020 - Arte - Arte
Imagem: Arte

Deste último chaveamento partem quatro equipes para a fase de grupos da competição. A restrição de times do mesmo país não atinge equipes egressas da fase preliminar. Desta forma, Inter e Corinthians podem enfrentar os demais brasileiros, além de equipes conhecidas como River Plate, Boca Juniors, Peñarol, Nacional, Racing, Colo-Colo, LDU, entre outros.

Os representantes da Bolívia serão definidos a partir do encerramento do campeonato local. O terceiro representante do Chile, Unión Espanhola ou Universidad de Chile, terá sua situação em janeiro já que a Copa do Chile foi encerrada em razão da crise pela qual passa o país.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que informado anteriormente, Guayaquil possui apenas quatro metros de altitude com relação ao nível do mar, o que é, portanto, um número baixo. O erro foi corrigido.