Topo

Santos

Atacante sub-15 passou por Grêmio e Corinthians e hoje brilha no Santos

Alison em ação pelo sub-15 do Santos - Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC
Alison em ação pelo sub-15 do Santos Imagem: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

28/10/2019 12h00

O atacante Alison é o grande destaque do time sub-15 do Santos que está nas semifinais do Campeonato Paulista da categoria. O jovem de 15 anos, natural de Irati (PR), chegou ao Peixe neste ano após passar por Grêmio e Corinthians. Ele já marcou 21 vezes no estadual e tem dois gols a menos do que o artilheiro do torneio.

Alison jogava no Grêmio antes da mudança de seus pais para São Paulo. Atual técnico do sub-13 do Santos, Bruno Silva conheceu o atacante na época, quando ainda trabalhava no Corinthians.

"Foi aos 11 anos, através de outro jogador que me contou que o Alison viria morar em São Paulo porque o pai estava mudando de emprego. Fiz um convite para uma avaliação no Corinthians e, apesar de não ter treinado tão bem, uma característica me chamou atenção: finalizava muito bem com as duas pernas. Desde pequeno sempre teve um ótimo posicionamento dentro da área", explicou Bruno Silva, ao UOL Esporte.

Reserva no Timão, Alison costumava marcar vindo do banco no estadual sub-13. Bruno Silva deixou o Corinthians antes de Alison e acertou com o Santos. Quando soube que o atacante estava de saída do clube da capital, entrou em contato para levá-lo.

Sob comando de Emerson Ballio e Paulo Roberto Lilló no sub-15, Alison começou atuando como ponta, mas estourou quando passou a atuar como camisa 9. Foi Bruno Silva quem conversou com Lilló sobre a forma como costumava utilizar o atacante em seu antigo clube.

"Ele é muito versátil. Pode jogar pela direita e esquerda, mas o mais diferente nele é o poder de finalização. Como centroavante ele é muito diferente, letal. Você olha para ele e não vê força ou altura, mas ele é leve, muito rápido e inteligente. Um dos meus títulos como treinador teve gol dele na final", contou Silva.

Ao contrário de vários clubes, o Santos tem filosofia de dar chance a jogadores que não têm muita força física e acabam tendo uma maturação tardia. Na opinião do atual comandante de Alison, Paulo Roberto Lilló, esse pode ser o caso do artilheiro do sub-15.

"Acredito que ele ainda era muito garoto, isso pode ter influenciado um pouco. Com o amadurecimento, ele conseguiu demonstrar todo seu potencial. Se destacar no Santos, para um jogador de extrema qualidade, não é difícil. Alison acaba se destacando mais porque ele é o jogador do último momento, com potencial imenso em finalizar", afirmou Lilló.

Os Meninos da Vila passaram pela Ferroviária nas quartas de final no último sábado e agora enfrentam o São Paulo, neste sábado (2), na semifinal do torneio estadual da categoria.

Santos