Topo

Futebol


Grêmio volta a Caxias do Sul em novo capítulo de estresse com a Arena

Recentemente, Grêmio teve problemas com gramado da Arena por conta de shows e manutenção - Divulgação
Recentemente, Grêmio teve problemas com gramado da Arena por conta de shows e manutenção Imagem: Divulgação

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

09/10/2019 04h00

O Grêmio recebe o Ceará hoje (9), pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, em Caxias do Sul. A partida fora de Porto Alegre abre um novo capítulo de dor de cabeça e estresse com a Arena Porto-Alegrense, empresa que administra o estádio. A viagem à Serra Gaúcha é por conta do show da banda britânica Iron Maiden, que se apresenta em turnê pelo Brasil.

Grêmio e Ceará entram em campo às 21h (horário de Brasília), no estádio Centenário.

Será o segundo jogo do Grêmio em 2019 como mandante em Caxias do Sul. Em junho, o clube gaúcho venceu o Fortaleza no mesmo estádio que usará agora por conta da Copa América.

O estresse gremista atual é consequência da relação tumultuada com a administradora do estádio. Inaugurado em dezembro de 2012, o equipamento é controlado por uma empresa de propósito específico vinculada à OAS Empreendimentos. Ou seja, o Grêmio não tem controle total da Arena. Assim, precisa se adaptar à agenda de eventos e também aos protocolos.

"Isso tem previsão contratual, mas a gente foi lá e o Centenário está com boa condição de jogo. Compreendemos a situação que faz parte da nossa relação com a Arena. Quando acaba isso? Quando o Grêmio operar o estádio, quando o Grêmio puder reorganizar as coisas e ter autonomia. Neste momento, temos que compartilhar o estádio e temos que respeitar", disse Romildo Bolzan Jr., presidente do Grêmio, antes do jogo com o Corinthians, no último fim de semana.

A dor de cabeça com shows e eventos, obrigando o clube a jogar fora de casa ou com gramado prejudicado, é uma das razões para o Grêmio investir pesado na negociação para aquisição da gestão da Arena. Além disso, o clube gaúcho quer ter autonomia para realizar processo de controle de acesso de sócios e tabela de preço dos ingressos.

Os dois métodos são vistos como decisivos para aumentar a média de público. Na semana passada, dirigentes gremistas ouviram que mais credores da OAS e Karagounis, empresa que assumiu preceitos da empreiteira na Arena do Grêmio, toparam o acordo para a compra da gestão do estádio por parte do clube. A informação é vista como uma senha para entrada na reta final das tratativas.

Apesar do otimismo crescente no Grêmio, a Arena Porto-Alegrense já informou que comercializou o estádio para eventos em abril de 2020. Mesmo que feche acordo e passe a administrar o equipamento antes, o clube gaúcho vai honrar os compromissos já assumidos. Ou seja, o jogo com o Ceará não será o último compromisso como mandante fora de casa.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X CEARÁ

Data e hora: 09/10/2019 (quarta-feira), às 21h (horário de Brasília)
Local: estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS)
Transmissão na TV: PPV
Árbitro: Edina Alves Batista (SP)
Auxiliares: Marcelo Van Gasse (SP) e Luiz Nogueira (SP)
Árbitro de vídeo: Luiz Flavio de Oliveira (SP)

Grêmio: Paulo Victor; Léo Moura, Geromel, David Braz e Bruno Cortez; Michel, Maicon, Alisson, Luan e Pepê; Diego Tardelli. Técnico: Renato Gaúcho

Ceará: Diogo Silva; Samuel Xavier, Tiago Alves, Valdo, João Lucas; Fabinho, Ricardinho, William Oliveira e Thiago Galhardo; Mateus Gonçalves e Felippe Cardoso (Willian Pop). Técnico: Adilson Batista

Siga o UOL Esporte no

Futebol