Topo

Substituto de Everton no Grêmio na semi foi dispensado da base do Athletico

Meia-atacante deixou o clube paranaense depois de atuar em times das categorias de base - Lucas Uebel/Grêmio
Meia-atacante deixou o clube paranaense depois de atuar em times das categorias de base Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Jeremias Wernek e Napoleão de Almeida

Do UOL, em Porto Alegre e São Paulo

04/09/2019 14h00

Pepê deverá ser titular do Grêmio hoje (4), contra o Athletico, na semifinal da Copa do Brasil. A entrada dele no time se explica pela ausência de Everton, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Vice-artilheiro da equipe gaúcha na temporada, o jovem reencontrará o clube onde fez parte da formação nas categorias de base e saiu após não ter contrato renovado.

Aos 22 anos, Pepê vive momento de ascensão no Grêmio. Mesmo com Diego Tardelli à disposição, a vaga de substituto de Everton tem ficado com o jogador que se destacou no Foz do Iguaçu e chegou a Porto Alegre em 2016.

Segundo apurou o UOL Esporte, Pepê deixou o Athletico depois de uma avaliação bem dividida. Alguns profissionais da base eram favoráveis à permanência do meia-atacante, pelo bom drible e velocidade. Outros entendiam que o desempenho dos treinos não se repetia em jogos e acharam melhorar não investir em um vínculo.

Nos tempos de Athletico, Pepê ainda jogava com o nome de Eduardo Aquino. Ele atuou até no time sub-18 do Furacão.

O meia-atacante deixou o rubro-negro por volta de 2014 e foi atuar no Foz do Iguaçu. Lá, fez um bom campeonato estadual e também fez boas partidas na Série D. O Grêmio observou Pepê e apostou a médio e longo prazo.

Pepê estreou no profissional do Grêmio no final de 2017, quando o time titular estava na reta final da Libertadores e depois de olho no Mundial de Clubes em Abu Dhabi. Na temporada seguinte, ele fez parte do chamado time de transição que jogou o Gauchão e na sequência foi promovido ao elenco principal. Mas somente em 2019 se tornou uma opção constante.

Athletico e Grêmio se enfrentam às 19h (horário de Brasília), na Arena da Baixada. Com a vitória em Porto Alegre, no jogo de ida, o time gaúcho pode até perder por um gol de diferença que vai à final. Na decisão, vencedor do duelo em Curitiba encara o ganhador do confronto entre Inter e Cruzeiro, que jogam em Porto Alegre às 21h30 (de Brasília).