Topo

Brasileirão - 2019


Bahia vence o CSA e encosta na briga pelo G6 do Brasileirão

Do UOL, em São Paulo

31/08/2019 18h58

Com apenas três minutos em campo, Arthur Caíke marcou de falta o único gol do Bahia, que venceu o CSA por 1 a 0 na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar de sofrer o gol, Jordi, foi o nome do jogo, com boas defesas, incluindo um pênalti. Artilheiro do Tricolor, Gilberto colecionou oportunidades, mas não conseguiu balançar as redes.

O resultado é uma mostra da grande fase que o Bahia vive no Campeonato. O time de Roger Machado, que no momento é o 7º colocado, está invicto há sete jogos e, com 27 pontos, faz a sua melhor campanha no primeiro turno do Brasileirão na era dos pontos corridos, superando os 25 pontos do ano passado. O CSA permanece na vice-lanterna com 12 pontos

Jordi gigante!

O goleiro Jordi foi o grande personagem da partida, apesar da derrota do CSA para o Bahia. Apenas no primeiro tempo ele defendeu um pênalti e uma cabeçada à queima roupa de Gilberto. Na etapa complementar, ficou gigante na frente de Guerra e não permitiu que o venezuelano o encobrisse. Além das boas defesas, ainda teve dois lançamentos que deixaram o CSA de frente para o gol.

Jordi chegou a espalmar a falta cobrada por Arthur Caíke, mas a bola acabou batendo na outra trave e entrando no gol.

Jordi fez grande atuação pelo CSA - Jhony Pinho/AGIF
Jordi fez grande atuação pelo CSA
Imagem: Jhony Pinho/AGIF

Faltou sorte ao artilheiro!

Gilberto não conseguiu repetir as boas atuações que o colocou no posto de vice-artilheiro do Campeonato. Nos últimos minutos do primeiro tempo teve duas grandes oportunidades, uma chutada para cima e outra defendida por Jordi.

Guerra: Primeira vez como titular

O meia venezuelano Guerra, emprestado pelo Palmeiras, respondeu bem à sua primeira oportunidade como titular no Bahia. Fez boa parceria com Gilberto, deixando o atacante algumas vezes de frente ao gol. No começo do segundo tempo chegou a tentar encobrir Jordi, mas não conseguiu marcar. Foi substituído aos 17 minutos do segundo tempo.

Bahia: recompensado pela boa substituição

Após o pênalti perdido, o Bahia pareceu se abater momentaneamente. Mas voltou a crescer nos últimos minutos, com duas chances perdidas pelo artilheiro Gilberto.

No segundo tempo, o time continuou apertando o CSA. Guerra, que saiu para a entrada de Élber, tentou encobrir Jordi. Aos 37 minutos, Roger Machado promoveu uma "troca de xarás", tirando Artur para a entrada de Arthur Caíke, que marcou de falta apenas três minutos depois.

CSA faz bom jogo

Muito por conta do ótimo jogo de Jordi, CSA conseguiu manter o equilíbrio com o Bahia. Além das boas defesas, incluindo um pênalti, o goleiro ainda fez dois bons lançamentos que deixaram o time alagoano de frente ao gol baiano.

Cronologia do Jogo

O CSA começou bem o primeiro tempo, criando mais oportunidades e com direito a uma defesa de pênalti. Com apenas quatro minutos de jogo, Euller recebeu o lançamento de Jordi e deu um tapa que passou por cima do gol. No minuto seguinte, foi a chance de Jonatan Gómez soltar a bomba e forçar Douglas a defender em dois tempos. Aos 20, o árbitro Vinicius Gomes do Amaral revisou a falta de Ronaldo Alves em Gilberto e sinalizou pênalti ao Bahia. Artur foi para a cobrança, mas Jordi fez boa defesa. Já nos acréscimos, Gilberto e Guerra trocaram passes, mas o artilheiro do Tricolor acabou chutando para cima, frente a frente com Jordi, que ainda defendeu uma cabeçada de Gilberto logo em seguida.

Bahia tem 27 pontos no Brasileirão - Felipe Oliveira / EC Bahia
Bahia tem 27 pontos no Brasileirão
Imagem: Felipe Oliveira / EC Bahia

No segundo tempo, o goleiro do CSA continuou apresentando um ótimo futebol. Impediu que Guerra marcasse de cobertura, mas acabou sendo superado numa jogada de grande sorte do Bahia. Jordi chegou a espalmar a cobrança de falta de Arthur Caíke, mas a bola bateu na trave e entrou no gol.

Árbitro estreante

Este foi o primeiro jogo de Vinicius Gomes do Amaral na Série A do Campeonato Brasileiro. O gaúcho de 32 anos já havia apitado jogos da Série B e comandado o VAR em outras quatro partidas da primeira divisão. E foi o vídeo que o auxiliou a marcar o pênalti do Bahia, defendido por Jordi ainda no primeiro tempo. O jogo permaneceu parado por quatro minutos desde a falta até a cobrança.

Bahia 1 x 0 CSA
Data:
31/08/2019
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Hora: 17h
Competição: Campeonato Brasileiro - 17ª Rodada
Árbitro: Vinícius Gomes do Amaral (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves e Michael Stanislau (ambos do RS)
Árbitro de Vídeo: Daniel Nobre Bins (RS)
Público e Renda: 32.483 pagantes / R$ 669.831,00

Cartões Amarelos: Juninho (Bahia) e Dawhan (CSA)

Gols: Arthur Caíke (Bahia), aos 40 do segundo tempo.

Bahia: Douglas Friedrich, Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Juninho e Moisés; Gregore, Flávio e Guerra (Élber); Artur (Arthur Caíke), Gilberto e Lucca (Fernandão). Técnico: Roger Machado.

CSA: Jordi, Apodi, Alan Costa, Ronaldo Alves e Carlinhos; Naldo, Dawhan, Jonatan Gomez e Euller (Maranhão); Bustamante (Gamarra) e Alecsandro (Didira). Técnico: Argel Fucks.

Errata: o texto foi atualizado
O Bahia está invicto há sete jogos, não cinco. Com a derrota, o CSA não ganhou ponto. As informações foram corrigidas.
ESPN, Ei PLus e Fox Sports

Assista aos jogos e programas de ESPN, EI Plus e Fox Sports sem TV a cabo.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor