Topo

Esporte


Brasileiro indicado ao Puskas valorizou R$ 70 milhões em uma só temporada

Matheus Cunha comemora gol pelo Leipzig, da Alemanha; brasileiro concorre ao Prêmio Puskas - Divulgação/RB Leipzig
Matheus Cunha comemora gol pelo Leipzig, da Alemanha; brasileiro concorre ao Prêmio Puskas Imagem: Divulgação/RB Leipzig

Marcello De Vico

Do UOL, em Santos (SP)

20/08/2019 04h00

Atacante brasileiro indicado ao Prêmio Puskas de 2019, Matheus Cunha ganhou os noticiários ao aparecer ao lado de Lionel Messi e Zlatan Ibrahimovic na lista da Fifa com os gols mais bonitos da temporada. Mais uma conquista para um jogador que, em pouco tempo de Europa, já conseguiu elevar muito o seu valor de mercado no Velho Continente.

Artilheiro da seleção brasileira olímpica na conquista do Torneio de Toulon deste ano, Matheus Cunha teve rápida passagem pelo Brasil antes de se arriscar na Europa. Depois de se destacar nas categorias de base do Coritiba, ele deixou o clube brasileiro antes mesmo de se profissionalizar, aos 17 anos.

Segundo apurou o UOL Esporte, ele foi comprado por 500 mil euros pelo Sion, da Suíça, na metade de 2017, a princípio para integrar o time sub-20. Mas por pouco tempo.

O Coritiba contesta o valor e diz que o jogador teve 85% dos direitos econômicos vendidos em 2017, por 700 mil reais, e os 15% restantes em 2018, por 1,2 milhões de euros.

As boas atuações renderam chances no time de cima. Matheus marcou dez gols em 31 jogos, incluindo um hat-trick em sua última partida da temporada, contra o FC Thun, pela Liga Suíça, e acabou chamando a atenção do RB Leipzig, da Alemanha, um dos times administrados pela Red Bull espalhados pelo mundo. Na metade de 2018, o clube alemão investiu 16 milhões de euros para contar com o jogador, ou seja, 15,5 milhões (cerca de R$ 70 milhões na cotação atual) a mais do que a quantia paga pelo Sion na janela anterior.

Com 39 jogos e oito gols na temporada 2018/19, Matheus Cunha ajudou o RB Leipzig a, mais uma vez, conquistar uma vaga direta para a Liga dos Campeões. E um desses oito gols rendeu ao atacante brasileiro de apenas 20 anos a indicação para o Prêmio Puskas por um lance na vitória por 4 a 2 sobre o Bayer Leverkusen, pela Bundesliga.

"Olha, logo após o jogo eu já fiz campanha para que o gol estivesse concorrendo [risos]", brincou Matheus em entrevista exclusiva ao UOL Esporte. "Foi um lance muito rápido, e tive que ser bem cirúrgico nos movimentos. A bola no primeiro toque esticou um pouco, o Wendell [brasileiro que atua no Bayer] vinha em velocidade, e minha saída foi dar o giro. Logo após o drible, ela ficou no jeito para a cavadinha. Uma felicidade indescritível estar na disputa e concorrer com grandes nomes como Messi e Ibra", acrescentou.

Matheus Cunha começou a partida contra o Bayer no banco de reservas. Entrou no intervalo e, aos 37 minutos do segundo tempo, deu um giro e demonstrou muita frieza para encobrir o goleiro e completar a goleada do ascendente time alemão.

"É uma característica que tenho. Nós, atacantes, precisamos ser frios na frente do goleiro. Às vezes temos apenas uma oportunidade durante o jogo e precisamos ser certeiros. Procuro sempre treinar finalização também. Acredito muito no trabalho", disse.

Mas e agora? Será que dá para levar o prêmio? Depois de assistir aos dez gols da lista, Matheus Cunha respondeu, em tom de brincadeira, se o seu realmente é o mais bonito da temporada.

"A gente tem que puxar sempre para o nosso lado, né [risos]? Brincadeiras à parte, existem gols maravilhosos, e a concorrência será pesada e difícil. Eu já fiz minha parte. Votei no meu gol. Agora é esperar que a galera ache o meu o mais bonito e vote também. Querer vencer nós sempre queremos, mas, não posso negar, só de estar entre os dez em meio a tantos gols bonitos já é um orgulho enorme", completou.

Veja a lista completa de concorrentes:

Matheus Cunha (RB Leipzig)

Zlatan Ibrahimovic (LA Galaxy)
Lionel Messi (Barcelona)
Ajara Nchout (Camarões)
Fabio Quagliarella (Sampdoria)
Juan Franco Quintero (River Plate)
Amy Rodriguez (Utah Royals)
Billie Simpson (Cliftonville Ladies)
Andros Townsend (Crystal Palace)
Daniel Zsori (Debrecen)

Mais Esporte