Topo

Quais ajustes Cuca planeja fazer no São Paulo durante "mini intertemporada"

Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Arthur Sandes e José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

31/07/2019 04h00

A parada da Copa América nem foi há tanto tempo, mas o São Paulo já tem novo período sem jogos para se ajustar. Um buraco no calendário adiou um jogo do Tricolor paulista, que agora vive sequência de 11 dias de treinos antes de disputar clássico contra o Santos. A sequência é bem-vinda para Cuca, que a usará a pausa para avançar em três grandes missões.

O principal fator é o encaixe de Igor Vinicius no lado direito da defesa. O lateral tem predisposição bastante ofensiva, mas a comissão técnica o quer com postura mais cautelosa - a começar contra o Santos de Soteldo e Derlis González.

Cuca até já manifestou interesse em receber um reforço na posição, mas atualmente Igor Vinicius é o único lateral direito do elenco, portanto os trabalhos de adaptação são quase individuais.

No meio-campo a tarefa mais delicada é encontrar o melhor posicionamento de Hernanes, que tem rendido abaixo do esperado pelo São Paulo. As possibilidades neste caso são muitas, e Cuca deve passar os próximos dias procurando alternativas para reorganizar o setor de criação - seja testando o ídolo em nova função, mudando peças ao redor dele ou até mesmo experimentando formação sem ele em campo.

Mais à frente, quem preocupa é Alexandre Pato. Ele também tem jogado em ritmo mais baixo do que os companheiros, destoando negativamente, o que prejudica especialmente a marcação. O atacante foi substituído nos últimos três jogos, o que dá alguma dimensão da preocupação de Cuca com seu rendimento.

De certa forma os problemas em torno de Hernanes e Pato se conversam: a comissão técnica bola planos para adaptar o time a um ou a outro, mas dificilmente aos dois, para não perder mobilidade demais.

O São Paulo, que tem uma sequência de treinos para solucionar tudo isso, também está prestes a marcar um jogo-treino para testar algumas das novidades. O próximo compromisso oficial é pelo Brasileirão: contra o Santos, às 17 horas (de Brasília) do próximo dia 10, no Morumbi.

São Paulo