Topo

Atlético-MG ainda tem percentual de Douglas Santos e pode faturar com venda

Lateral esquerdo deixou o Atlético há quase três anos, mas ainda pode dar lucro para o clube mineiro nesta temporada - Ramon Bitencourt/Atlético-MG/Divulgação
Lateral esquerdo deixou o Atlético há quase três anos, mas ainda pode dar lucro para o clube mineiro nesta temporada Imagem: Ramon Bitencourt/Atlético-MG/Divulgação

Enrico Bruno e Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

02/07/2019 04h00

Quase três anos depois de deixar o Atlético-MG e se transferir para o Hamburgo, da Alemanha, o lateral esquerdo Douglas Santos ainda pode abastecer os cofres do Galo. O clube mineiro ainda tem uma parcela dos direitos econômicos do jogador, e pode lucrar com uma possível venda do jogador ao Zenit, da Rússia.

Roberto Dantas, agente de Douglas, já está com viagem marcada para hoje a fim de resolver o futuro do lateral na Rússia. Segundo apuração do UOL, a proposta do Zenit gira em torno de 15 milhões de euros, e o Atlético ainda tem 15% do atleta de 25 anos, além de 1,3% referente ao mecanismo de solidariedade da Fifa. A informação foi divulgada pelo portal Fala Galo e confirmada pela reportagem. A diretoria do clube mineiro não revela os números, mas confirma que ainda tem um percentual do jogador, vendido em 2016 por cerca de 8 milhões de euros.

Se a transferência for concretizada nos próximos dias, como espera o estafe de Douglas Santos, o Galo terá direito a 2,445 milhões de euros (R$ 10,591 milhões na cotação atual), contabilizando o mecanismo de solidariedade e o percentual mantido pelo clube.

Apesar de estar prestigiado no Hamburgo, Douglas Santos não tem seu futuro certo na equipe. Na temporada que se encerrou, o jogador foi um dos melhores atletas da segunda divisão alemã, mas seu time não conseguiu retornar à elite. Além disso, a situação financeira do Hamburgo não é das melhores, tornando viável uma eventual transferência de uma das suas principais peças.

Douglas Santos chegou ao Atlético emprestado pela Udinese em agosto de 2014. Em pouco tempo, o lateral conquistou o torcedor e foi adquirido em definitivo no ano seguinte. Campeão olímpico com o Brasil em 2016, deixou o clube alvinegro com um título mineiro, uma Copa do Brasil e uma Florida Cup.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferente do informado anteriormente nesta notícia, a proposta do Zenit por Douglas Santos gira em torno de 15 milhões de euros, e não R$ 15 milhões. O erro foi corrigido.