Topo

Messi coleciona fregueses entre os titulares da seleção brasileira

Filipe Luís foi expulso por falta cometida em Messi em jogo de 2016 - ALBERT GEA/REUTERS
Filipe Luís foi expulso por falta cometida em Messi em jogo de 2016 Imagem: ALBERT GEA/REUTERS

Danilo Lavieri, Marcel Rizzo e Pedro Lopes

Do UOL, em Belo Horizonte

01/07/2019 04h00

A palavra "papá" é usada pelos argentinos para expressar superioridade histórica em confrontos. Ela ficou bastante conhecida dos brasileiros durante a Copa do Mundo de 2014, na música que grudou na cabeça de qualquer fã de futebol, e é a melhor forma de explicar a relação entre Messi e alguns dos titulares da seleção brasileira.

Apenas Daniel Alves e Alisson podem contar na concentração que mais venceram do que perderam quando enfrentaram Lionel considerando confrontos por times e seleções. Everton e Arthur, por sua vez, enfrentarão o sempre concorrente a melhor do mundo pela primeira vez amanhã, às 21h30, na semifinal da Copa América.

A maior relação de freguesia é com Filipe Luís. O lateral esquerdo já enfrentou Messi em 26 vezes e saiu derrotado de campo em 14. Foram outros nove empates e apenas três triunfos. O brasileiro ainda precisou ver o argentino comemorando um próprio gol 15 vezes.

Thiago Silva também não tem boas lembranças: são seis derrotas, três empates e apenas uma vitória, com cinco gols feitos pelo argentino. Casemiro participou de 12 jogos contra a "Pulga" e é outro que leva a pior, com cinco derrotas, quatro vitórias e três empates, com oito gols feitos pelo hermano.

Hoje companheiro no Barcelona, Philippe Coutinho é mais um para ser zoado pelo camisa 10 da Argentina. Foram três jogos entre eles, com dois triunfos e quatro gols marcados por Messi.

Marquinhos (3D, 3V), Gabriel Jesus (1D, 1V) e Firmino (1V, 1D) são três atletas que estão em pé de igualdade nos confrontos. Entre eles, no entanto, só Jesus não viu Messi marcar de dentro de campo.

Os únicos que podem colocar no currículo que mais venceram do que perderam são defensores. Alisson tem cinco confrontos e já tomou dois gols de Messi, mas terminou os 90 minutos comemorando por três vezes.

Já Daniel Alves tem uma vantagem maior graças aos jogos com a seleção brasileira. São seis vitórias do brasileiro, sendo 50% com a camisa verde e amarela, três derrotas e três empates. Nesses jogos, Messi fez quatro gols.

Por fim, Tite já enfrentou Messi à frente da seleção brasileira em duas ocasiões e está no empate. A seleção venceu por 3 a 0 no Mineirão, no jogo que marca a carreira do comandante no atual cargo, mas perdeu por 1 a 0 em um amistoso de 2017.