Topo

Corinthians

Entenda por que Pedrinho deve fazer muita falta ao Corinthians

Pedrinho é o artilheiro do Corinthians no Campeonato Brasileiro, com três gols em cinco jogos - Marcello Zambrana/AGIF
Pedrinho é o artilheiro do Corinthians no Campeonato Brasileiro, com três gols em cinco jogos Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo (SP)

02/06/2019 04h00

O Corinthians decidiu não solicitar a dispensa de Pedrinho da seleção brasileira pré-olímpica que disputará o Torneio de Toulon, na França, entre 1º e 15 de junho. E a pergunta de muitos torcedores é se a revelação pode fazer falta neste período, principalmente em jogos decisivos como o duelo o Flamengo, na terça-feira, no Maracanã, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil.

A resposta é "sim" se depender dos números de Pedrinho no Campeonato Brasileiro deste ano. O prata da casa é o artilheiro do Corinthians na competição com três gols em cinco partidas.

Além de artilheiro, Pedrinho também pode ser chamado de "maestro" do time no Brasileirão. Segundo Footstats, o meia é um dos que mais criam jogadas que terminam em finalizações no Timão. Foram cinco na competição, média de uma por partida. Os líderes neste quesito são Ramiro e Clayson, com seis cada.

Pedrinho ainda carrega uma das virtudes mais cobradas pelo técnico Fábio Carille: o passe certo. No Brasileirão, o meia acertou 82 dos 89 passes que executou em campo.

Com exceção aos jogadores de defesa, que trocam passes fáceis e lideram o quesito, Pedrinho é o segundo melhor do meio para frente, atrás apenas de Sornoza, que tem 93% de aproveitamento no quesito.

Na vitória por 2 a 0 contra o Deportivo Lara, na Venezuela, que garantiu a classificação para as oitavas da Copa Sul-Americana, o técnico Fábio Carille optou por escalar dois meias de menos mobilidade: Jadson e Sornoza. A dupla foi bem na partida, participando diretamente dos dois gols. No entanto, a qualidade técnica dos venezuelanos não serve de parâmetro para os jogos decisivos que virão pela frente.

Contra o Flamengo, Carille espera o retorno de Ramiro para saber quem inicia o jogo na vaga de Pedrinho. O ex-meia do Grêmio, que sentiu desconforto muscular e não viajou de última hora com a delegação para a Venezuela, briga com Jadson pela posição.

Outra opção é escalar Vagner Love no setor. Com isso, Gustagol voltaria a ser titular no comando do ataque. Vale ressaltar que Mateus Vital, que poderia atuar na função, está com Pedrinho na seleção olímpica.

Corinthians