Topo

Fluminense

Flu encara o Grêmio e tenta evitar sua pior arrancada nos pontos corridos

Fernando Diniz, técnico do Fluminense, estará no comando do time esta noite - Thiago Ribeiro/AGIF
Fernando Diniz, técnico do Fluminense, estará no comando do time esta noite Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/05/2019 04h00

Sem vitórias nas duas partidas do Campeonato Brasileiro, o Fluminense encara hoje o Grêmio, às 19h, na casa do adversário. Além de ter pela frente um dos times mais badalados do Brasil, o Flu tenta evitar a sua pior arrancada nas três primeiras rodadas desde que os pontos corridos foram instituídos, em 2003.

De lá para cá, o início mais preocupante do time na competição foi em 2003 e em 2008, quando os cariocas somaram apenas um ponto nesta trinca inicial de compromissos. Se deixar Porto Alegre sem ponto algum, a equipe de Fernando Diniz vai superar esta marca negativa.

Por outro lado, o Flu teve seu melhor começo na temporada de 2005. Sob o comando de Abel Braga, a equipe enfileirou vitórias contra São Paulo, Paysandu e Cruzeiro. Apesar do começo fulminante, o time terminou de fora até da zona da Libertadores na ocasião.

Os tropeços contra Goiás e Santos incomodaram, mas o clima nas Laranjeiras ainda é de confiança no trabalho. Contra os goianos, a atuação da arbitragem teve interferência no resultado, mas a atuação no revés na Vila Belmiro não foi considerada ruim pela comissão técnica.

Com respaldo de sobra no clube, Fernando Diniz manteve o tom sereno que adota em frente das câmeras e ressaltou que a sua equipe teve coragem diante dos santistas:

"Foi um time corajoso, soube jogar e marcar. A gente falhou em erros infantis de passe, e sofremos com as transições do Santos, que são fortíssimas. Precisávamos ser um pouco mais agudos para chegar e matar nas chances que a gente teve. De maneira geral, o time se comportou bem".

Diniz não se ilude com a possível escalação de reservas para o clássico ante o Grêmio. Ciente das dificuldades, ele já mobilizou o elenco após a derrota em Santos e disse esperar dificuldades na capital gaúcha.

"Até mesmo o time reserva não dá para dizer que é reserva. Qualquer time que o Grêmio colocar em campo vai ser um time forte", afirmou.

Opção no banco

O meia Guilherme foi regularizado e está à disposição do comandante para o jogo desta noite. Outro reforço contratado, Kelvin ainda aprimora a parte física até que possa ser escalado.

Fluminense