Topo

Alisson vira 'Ali' para Klopp e fala inglês "melhor que Harry Kane"

Alisson: relação de confiança com o técnico alemão do Liverpool - Reuters/Carl Recine
Alisson: relação de confiança com o técnico alemão do Liverpool Imagem: Reuters/Carl Recine

Marcus Alves

Colaboração para o UOL, de Lisboa (POR)

01/05/2019 04h00

Ao desembarcar no Liverpool para a atual temporada como um dos goleiros mais caros da história, Alisson não chegava a perder suas noites de sono, mas carregava uma leve preocupação. Depois de brilhar com a Roma, o titular da seleção brasileira estava apreensivo para ver como seria recebido no novo clube. Não era difícil entender o motivo de sua 'angústia': nos países de língua inglesa, o seu nome é considerado feminino.

VEJA TAMBÉM:

O próprio jogador de 26 anos já havia passado por uma situação um pouco constrangedora durante a sua lua de mel após se casar em 2015.

Enquanto relaxava entre os diversos parques do complexo da Disney, nos Estados Unidos, ele aguardava a sua vez para entrar em um dos brinquedos quando o seu nome ecoou em um dos alto-falantes, se referindo a ele como "princesa Alisson". A risada, claro, foi geral naquele momento.

Agora carregando o sobrenome Becker em sua camiseta, esse será naturalmente o último de seus pensamentos quando subir a campo com o Liverpool para enfrentar o Barcelona nesta quarta-feira, às 16h (de Brasília), em confronto de ida das semifinais da Champions League, no Camp Nou.

Em alta, Alisson atravessa possivelmente a sua fase de mais reconhecimento em Merseyside, no norte da Inglaterra.

Uma das peças-chaves dos ingleses, ele foi parabenizado ao longo da semana passada por grandes nomes como Petr Cech e Edwin Van der Sarapós atingir a marca de 20 "clean sheets" (partidas sem sofrer gol) na Premier League. Um número fundamental para manter os Reds na corrida com o Manchester City pelo título e que o insere de vez na história. É o recorde de um goleiro na última década.

No dia a dia, no centro de treinamento de Melwood, o brasileiro deixou de ser Alisson e, ao menos para o técnico Jürgen Klopp, virou apenas "Ali". É assim que o alemão, inclusive, chama seu atleta em entrevistas coletivas.

"Houve 10 minutos em que o Chelsea mudou o seu esquema e criaram chances, mas Ali salvou nossa vida", disse o alemão, após a vitória recente de 2 a 0 sobre os londrinos, por exemplo.

A forma carinhosa com que trata o prata da casa do Inter deixa claro o excelente ambiente dentro do clube. Mais do que isso, evidencia a satisfação de Klopp com o seu trabalho em campo e também fora dele. Conforme ouvido pelo UOL Esporte, ao contrário do que acontece com a maioria de seus compatriotas, Alisson não precisou ser cobrado para aprender inglês e já consegue se virar com desenvoltura no idioma.

Em quatro temporadas no Liverpool, Roberto Firmino ainda prefere se apegar ao português. Não é o caso de Alisson, que participa de ações institucionais e deu uma coletiva inteira contra o Bayern de Munique, nas oitavas de final da Liga dos Campeões, respondendo em inglês.

Entre os próprios torcedores, existe quem brinque e afirme que ele fala melhor até mesmo que o centroavante Harry Kane, do Tottenham, cujo sotaque é famoso pela dificuldade de compreensão.

Nem sempre foi dessa maneira. Em seus primeiros meses no norte da Inglaterra, o gaúcho de Novo Hamburgo penou um pouco.

"O sotaque britânico é difícil para eu entender. No Brasil, estamos mais acostumados a escutar o inglês americano. No clube, tem sido mais fácil me comunicar com os meus colegas que não são ingleses do que com os locais. Com certeza, eu espero poder melhorar isso e também o meu vocabulário", afirmou, em entrevista à revista FourFourTwo.

No entanto, o seu maior desafio no momento será parar a dupla Lionel Messi e Luis Suárez para garantir uma nova final de Liga dos Campeões para o Liverpool passando pelo Barcelona.