Topo

Paulista - 2019

Gustagol e Jean Mota jogam decisão contra jejum e "sombra do passado"

Montagem/UOL
Imagem: Montagem/UOL

Marcello De Vico e Samir Carvalho

Do UOL, em Santos e São Paulo

07/04/2019 04h00

Oito gols de um lado, oito do outro. Gustagol e Jean Mota são os artilheiros de Corinthians e Santos - respectivamente - na temporada 2019 e chegam para o clássico decisivo da noite de amanhã, no estádio do Pacaembu, buscando colocar fim a um jejum considerável de jogos sem balançar as redes. O confronto, marcado para as 20h, define quem irá à grande final do Campeonato Paulista.

A maior seca é de Jean Mota, que não balança as redes há cinco jogos. O último gol do artilheiro santista foi há mais de um mês: dia 7 de março, na goleada por 4 a 0 sobre o América-RN pela Copa do Brasil.

Já Gustagol não sabe o que é ir às redes há três partidas, desde o gol no empate do primeiro jogo das quartas de final do Paulista, contra a Ferroviária.

Além disso, Jean Mota fez apenas um gol nos últimos nove jogos, enquanto Gustagol, atrapalhado por lesão, só deixou a sua marca em uma partida das últimas sete que foi a campo.

Ainda assim, os dois vivem hoje um momento de destaque em suas equipes, algo que até meses atrás não era tão esperado. Vale lembrar que ambos chegaram a ficar perto de deixar seus clubes no início desse ano, mas acabaram 'salvos' por seus treinadores.

Gustagol, por exemplo, chegou ao Corinthians em 2016 depois de brilhar pelo Criciúma, mas não rendeu em seu primeiro ano no time alvinegro e acumulou três empréstimos nas duas últimas temporadas, para Bahia, Goiás e Fortaleza.

Sob o comando de Rogério Ceni, Gustavo marcou 14 gols em 28 jogos da Série B e foi o grande destaque da campanha do título do Fortaleza no ano passado. Voltou ao Corinthians do empréstimo com moral e, com o retorno de Fábio Carille, ganhou um voto de confiança e se transformou em um dos principais jogadores do time.

Jean Mota, por sua vez, nunca foi unanimidade desde que chegou ao Santos, em 2016, e ficou perto de acertar com o Bahia no fim do ano passado. Jorge Sampaoli, porém, gostou do futebol do jogador e, assim que assumiu o time, avisou que pretendia utilizá-lo, e assim foi.

Com Sampaoli, Jean Mota passou a jogar em sua posição de origem (meia), centralizado e mais perto do gol, e, apenas nesta temporada - que ainda está em abril -, já marcou mais gols do que em seus três outros anos somados no Peixe. Entre 2016, 2017 e 2018, quando geralmente atuou na lateral esquerda, foi às redes cinco vezes.

Agora, recuperados por seus treinadores e de bem com a torcida, Gustagol e Jean Mota tentam brilhar na decisão de amanhã para levar suas equipes à primeira decisão de 2019. Para o Corinthians, basta um empate para avançar, Já o Santos precisa ao menos de um triunfo por um gol de diferença para seguir vivo na competição.