Topo

Grêmio tenta trocar horário, ouve 'não' e reclama de logística na semifinal

Grêmio deve fretar avião, mas não vai conseguir voltar a Porto Alegre ainda no domingo - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Grêmio deve fretar avião, mas não vai conseguir voltar a Porto Alegre ainda no domingo Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

29/03/2019 09h31

O Grêmio não gostou do horário definido para o jogo de ida da semifinal do Gauchão contra o São Luiz-RS, no próximo domingo. Mesmo após fazer solicitação formal para atuar mais cedo e ter logística facilitada, o clube não foi atendido e terá de entrar em campo às 19h (Brasília). Com isso, a equipe a ser escalada deve mudar.

A ideia original era manter pelo menos uma formação mista em busca de vantagem no duelo mata-mata. Agora, a equipe deve ser reserva.

A bronca (que não é pequena) se justifica pela distância. Ijuí fica a mais de 400 km de Porto Alegre e o deslocamento é considerado desgastante, já que dias depois o time viajará para o Chile para enfrentar a Universidad Católica pela Libertadores. O Grêmio fretará voo para o duelo internacional, mas não poderá decolar da região noroeste do estado pelos protocolos do aeroporto local.

O Grêmio pediu à FGF (Federação Gaúcha de Futebol) para atuar às 16h (Brasília), mas não foi atendido. Tentou, então, o horário das 17h e também ouviu negativa. Por fim, a diretoria gremista sugeriu entrar em campo às 11h e igualmente não conseguiu.

"Vamos ter logística prejudicada, vamos voltar só no dia seguinte. Não gosto de criticar ninguém, mas as pessoas poderiam ter bom senso. Era só inverter o horário do jogo do Internacional com a gente, mas ok. Vai prejudicar a logística? Sabendo que temos jogo importante no Chile e depois tem outra decisão no domingo. E não é a primeira vez. Eu estou calado, estou deixando para a diretoria, mas é a última vez que me calo sobre isso. Não é possível", reclamou Renato Gaúcho.

A FGF argumentou que o jogo está na cota das partidas a serem transmitidas pela TV fechada.

"Eu fico abismado, às vezes, com algumas coisas. O Grêmio joga mais de uma competição, faz uma solicitação e trocam o horário. Nada pode. É estranho, jogam toda culpa em cima da grade da TV. É estranho, não gosto disso e causa desequilíbrio", afirmou Deco Nascimento, diretor de futebol do Grêmio.

Sem conseguir jogar mais cedo, o Grêmio deve viajar a Ijuí no sábado e dormir na região após o jogo. Se não conseguir permissão para decolar ainda no domingo, a delegação só chegará a Porto Alegre na segunda-feira ao final da manhã. Na terça, o clube embarca rumo ao Chile para atuar diante da Universidad Católica na quinta-feira, pela Libertadores.