PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Torcida enche estádio para funeral e goleiros homenageiam Gordon Banks

Funeral de Gordon Banks teve goleiros, como Schmeichel, carregando o caixão nesta segunda-feira - Phil Noble/Reuters
Funeral de Gordon Banks teve goleiros, como Schmeichel, carregando o caixão nesta segunda-feira Imagem: Phil Noble/Reuters

Do UOL, em São Paulo

04/03/2019 14h22

Vinte dias após a morte do lendário goleiro inglês Gordon Banks, o Stoke City, clube em que ele atuou por cinco temporadas entre os anos 60 e 70, realizou um funeral aberto para torcedores nesta segunda-feira, na cidade de Stoke-on-Trent. Parte das arquibancadas do estádio estiveram totalmente ocupadas por fãs, que formaram a frase "Well Be With You" (estaremos com você, na tradução do inglês), com cachecóis. Também foram depositadas flores, camisas e outros objetos no portão do estádio, onde há uma estátua do ex-goleiro.

LEIA MAIS

A cerimônia foi transmitida pelo site do clube e diversas personalidades do esporte marcaram presença. Entre os nomes que compareceram ao funeral estão Geoff Hurst, Peter Coates, Roger Hunt e Bobby Charlton, além de goleiros da atualidade, como Kasper Schmeichel, Joe Hart, Jack Butland e Joe Anyon, a maioria do elenco do próprio Stoke City e o técnico da seleção inglesa, Gareth Southgate.

"Conheci Gordon de perto nos últimos anos e é uma grande honra para mim ser uma das pessoas a carregar seu caixão. Tenho certeza de que os outros rapazes sentem o mesmo e somos gratos à família de Gordon por nos confiar um papel tão importante. É uma emoção incrível e a chance de celebrar um homem maravilhoso", disse Jack Butland, goleiro do Stoke City.

Gordon Banks foi autor da "defesa do século" durante a Copa do Mundo de 1970, contra o Brasil. Pelé, autor do cabeceio defendido pelo goleiro inglês, foi um dos que prestou tributos à lenda inglesa. A causa da morte aos 81 anos não foi divulgada, mas desde dezembro de 2015 ele lutava contra um câncer renal. 

Funeral de Gordon Banks - Jon Super/Reuters - Jon Super/Reuters
Imagem: Jon Super/Reuters

Funeral de Gordon Banks - Jon Super/Reuters - Jon Super/Reuters
Imagem: Jon Super/Reuters

Funeral de Gordon Banks - Jon Super/Reuters - Jon Super/Reuters
Imagem: Jon Super/Reuters

Esporte