Topo

Football Leaks: Empresa suíça pagou direitos a Kovacic em ida para o Real

Catherine Ivill/Getty Images
Imagem: Catherine Ivill/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

20/11/2018 15h13

Novos documentos publicados pelo "Football Leaks" apontam que Mateo Kovacic, Dejan Lovren e Dusan Tadic teriam recebido parte de seus pagamentos de direito de imagem através da empresa suíça "Rasport Management".

Esta companhia é ligada à família Mamic, acusada de desviar dinheiro de pelo menos quatro transferências de jogadores do Dinamo Zagreb. Uma delas foi a venda de Luka Modric para o Tottenham, em 2008.

Hoje no Chelsea, Kovacic teria tido seus direitos de imagem pagos pela empresa ao assinar com o Real Madrid em 2015. Seu contrato previa pagamento de 5,5 milhões de euros por temporada, e 15% de direitos de imagem, quantia avaliada em quase 1 milhão de euros a mais.

Segundo o "Football Leaks", metade deste valor (480 mil) recebido em paraíso fiscal deveria ter sido pago pelo croata em impostos. Para efeitos de comparação, Cristiano Ronaldo foi processado pela Justiça Espanhola por ocultar sua renda de direitos de imagem.

Enquanto isso, os intermediários da negociação de Kovacic, como Danijel Kuraja e Mario Mamic, teriam recebido 3 milhões de euros de comissão pelo acordo através da empresa "Sports Servis MM", registrada na Bósnia e Herzegovina.

A transferência de Lovren ao Southampton também esteve ligada à "Rasport Management". De acordo com o "Football Leaks", o atleta tinha uma garantia de que a empresa suíça responderia em seu lugar se as autoridades fiscais do Reino Unido fizessem exigências.

O cálculo apresentado nos documentos vazados é de que ele teria recebido 2,7 milhões de euros, dos quais deveria ter pago 1,4 milhão em impostos. Também ex-Southampton, Dusan Tadic teria sido pago em 800 mil euros.