Topo

Reforço do Vasco é primo e xará de zagueiro acusado por Grafite de racismo

Leandro Desábato foi o primeiro reforço confirmado pelo Vasco para a temporada 2018 - Carlos Gregório Jr/ Vasco.com.br
Leandro Desábato foi o primeiro reforço confirmado pelo Vasco para a temporada 2018 Imagem: Carlos Gregório Jr/ Vasco.com.br

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

18/12/2017 04h00

O Vasco anunciou na noite do último sábado (16) o primeiro reforço para a temporada 2018. Trata-se do volante argentino Leandro Desábato, que tem 27 anos e dedicou a carreira ao Vélez Sarsfield. Ele assinou contrato por dois anos e será mais uma opção do técnico Zé Ricardo no setor de meio de campo.

A curiosidade da contratação está no parentesco com um primo que causou muita polêmica no Brasil. Em 2005, o xará Leandro Desábato foi preso após um jogo entre Quilmes e São Paulo, no Morumbi.

Grafite e Desábato disputam a bola no jogo São Paulo e Quilmes, válido pela fase de grupos da Libertadores 2005 - Reuters - Reuters
Grafite e o primo Desábato disputam a bola no jogo entre São Paulo e Quilmes, em 2005
Imagem: Reuters
Ele foi acusado pelo atacante Grafite de racismo. O argentino recebeu voz de prisão ainda no gramado e deixou o estádio na viatura da Polícia Civil. O embarque de volta ao país de origem só ocorreu 43 horas depois do episódio e com o pagamento de uma fiança de R$ 10 mil.

O caso foi considerado o primeiro no qual uma providência contra o racismo no esporte foi tomada no Brasil e ainda dentro das quatro linhas. Grafite prestou depoimento e tinha o prazo de seis meses para representar a queixa-crime.

O atacante, no entanto, desistiu e o episódio terminou. Em algumas entrevistas, ele disse que se arrependeu, já que a situação se transformou em um espetáculo, deixando o combate contra as ofensas sofridas de lado.

O primo do novo reforço do Vasco continuou a carreira e defende hoje o Estudiantes de La Plata. Já o Desábato vascaíno construiu a carreira no Vélez Sarsfield, clube no qual realizou 136 jogos oficiais e fez três gols desde 2010.

Ele conquistou dois títulos por lá: o Torneio Clausura de 2011 e o Torneio Apertura de 2013. Agora, o volante de marcação forte e boa capacidade de passe chega ao Vasco para tentar escrever a sua história no futebol brasileiro.

“Muito feliz com esse acerto com o Vasco. Se trata de um clube grande, com muitos títulos. Estou muito motivado e com bastante vontade. Vou dar o meu melhor para ajudar o Vasco na busca pelo título da Libertadores. É uma competição importante, que todo clube gostaria de jogar. Vai ser um ano difícil, de muitas competições, mas espero contar com o apoio da torcida”, afirmou ao site do clube.