PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Time da "cidade das bruxas" bate recorde: pior série das ligas europeias

Luca Antei, do Benevento, lamenta derrota diante do Sassuolo - Francesco Pecoraro/Getty Images
Luca Antei, do Benevento, lamenta derrota diante do Sassuolo Imagem: Francesco Pecoraro/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

22/11/2017 04h00

Foram 88 anos de espera até estrear na elite da Itália. Campanhas históricas nas últimas duas temporadas levaram a equipe da terceira para a primeira divisão. No entanto, a experiência do Benevento entre os melhores times do país é marcada até agora por muito sofrimento em campo. A fase é tão ruim que a equipe acaba de bater um recorde: é o pior início de um time em toda a história das cinco maiores ligas europeias (Itália, Alemanha, Espanha, França e Inglaterra).

O Benevento perdeu simplesmente todos os 13 jogos que disputou até agora na primeira divisão. Passado um terço do campeonato, fez só seis gols e levou 33. Dois deles, inclusive, tiveram um gosto ainda mais amargo.

Na décima rodada, por exemplo, o Benevento perdia até os 49min do segundo tempo quando conseguiu o empate. Parece pouco, mas seria o primeiro ponto da equipe na elite italiana. A festa, porém, não durou quase nada. Um minuto depois, Cagliari decretou a vitória por 2 a 1.

Na última rodada, algo parecido aconteceu. Jogando em casa, o Benevento estava segurando o empate por 1 a 1 com o Sassuolo, mesmo ficando quase 30min com um jogador a menos. Mas novamente nos acréscimos, desta vez aos 49min do segundo tempo, o adversário fez mais um gol e impôs a 13ª derrota em 13 rodadas.

Escudo do Benevento - CARLO HERMANN/AFP - CARLO HERMANN/AFP
Imagem: CARLO HERMANN/AFP
A tristeza tomou conta dos feiticeiros, como são chamados os torcedores do time. O apelido vem do fato de Benevento ser conhecida como a “cidade das bruxas”. Ela assim ficou conhecida devido aos cultos pagãos que eram realizados por lá na Idade Média, o que desagradava a população católica.

O Benevento, então, decidiu levar o apelido adiante e tem em seu escudo uma bruxa voando em uma vassoura com direito até a chapéu pontudo.

Os apaixonados feiticeiros, no entanto, não tiveram o que comemorar até agora no Italiano. Com o recorde negativo batido na última rodada, o Benevento superou a marca do Manchester United, que perdeu seus 12 jogos iniciais na temporada 1930/31. Por vias “tortas”, o time italiano está fazendo história no futebol europeu.

Esporte