Topo

Gol aos 50 minutos do segundo tempo põe Egito na Copa após 28 anos

Do UOL, em São Paulo

08/10/2017 16h00

Com direito a um gol de pênalti aos 50 minutos do segundo tempo, o Egito venceu o Congo por 2 a 1 neste domingo, no Borg el Arab Stadium, e é o 15º país a garantir a classificação para a Copa do Mundo de 2018. A vaga encerra um jejum de participações do país que já se estenderia para 28 anos.

Com o resultado, os egípcios chegaram a 12 pontos e não podem mais ser alcançados na liderança do Grupo E por Uganda, que está em segundo, com oito. Resta apenas uma rodada para o término das Eliminatórias Africanas e só o campeão de cada chave vai à Rússia. Gana (seis) e Congo (um) também estão eliminados.

Apesar da distância na tabela, os visitantes dificultaram a vida dos donos da casa na partida desta tarde. Aos 18min do segundo tempo, porém, brilhou pela primeira vez a estrela do maior craque do Egito. Mohamed Salah, do Liverpool, aproveitou desvio de cabeça errado de El Neny, dominou na área e tirou do goleiro para abrir o placar.

Mas a parada estava longe de ser resolvida. Bouka chegou a deixar tudo igual para o Congo aos 43min e frustrou os mais de 80 mil torcedores que lotaram o estádio em Borg el Arab. Já nos acréscimos, porém, os donos da casa tiveram um pênalti a favor e Salah não desperdiçou, garantindo a festa no país.

Maiores campeões da Copa Africana de Nações (sete títulos), os egípcios disputarão o Mundial apenas pela terceira vez. Nas outras duas participações, em 1934 e em 1990, ambas na Itália, a seleção caiu logo na primeira fase. 

O Egito ainda se tornou o 15º país a se garantir na Copa da Rússia, juntando-se à lista que já tinha Rússia (país-sede), Brasil, Inglaterra, Alemanha, Bélgica, Espanha, Polônia, México, Costa Rica, Coreia do Sul, Japão, Arábia Saudita, Irã e Nigéria.