Topo

Escândalo pode destituir presidente da Federação Espanhola, diz jornal

Ángel María Villar é ex-presidente da Federação Espanhola de Futebol - Nacho Doce/Reuters
Ángel María Villar é ex-presidente da Federação Espanhola de Futebol Imagem: Nacho Doce/Reuters

Do UOL, em São Paulo

29/09/2017 08h11

De acordo com reportagem do jornal espanhol "Marca", frase dita pelo dirigente Ángel María Villar, preso em julho em escândalo de corrupção da Fifa, durante período eleitoral pode fazer com que Juan Luis Larrea seja destituído do cargo de presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF).

"Meus árbitros, meus treinadores, meu futebol de salão, todos votam em quem eu digo. Se não, eu os demito, porque os escolho a dedo e os demito", disse Villar, que se referiu a Larrea como "Don Juan" nas conversas interceptadas.

A denúncia foi feita por Jorge Pérez, e a frase foi obtida por meio de escuta instalada pela polícia espanhola. O áudio é apenas uma das evidências coletadas por operação que tenta provar que Villar, seu filho Gorka e o restante de sua diretoria usaram recursos da RFEF para garantirem cargos eternos na cúpula da Federação.

Com as provas de que o sistema eleitoral da RFEF está comprometido, espera-se que membros que estiveram sob a influência de Villar reportem mais irregularidades em troca de isenção na investigação promovida pelas autoridades locais.

Villar exerceu cargos de destaque na RFEF, na Uefa e na Fifa antes de ser preso.